tempo.com

Mistério: por que ovelhas andaram em círculos por 12 dias na China?

Em uma província da China, um rebanho de ovelhas ficou muito famoso. Durante 12 dias seguidos, elas andaram em círculos, sem parar. Qual a explicação para esse fenômeno misterioso? Saiba aqui.

Ovelhas
Na China, um rebanho de cerca de cem ovelhas começa a andar, de repente, em círculos por 12 dias seguidos.

Os vídeos correram o mundo. Dezenas de ovelhas de um rebanho na região da Mongólia Interior, no norte da China, começaram a caminhar só em círculos por 12 dias seguidos. Todos os animais pertencem à mesma fazenda, revela LePoint.

Um comportamento mais do que misterioso que causou furor na internet graças aos vídeos de 4 de novembro, e que gerou as hipóteses mais excêntricas dos internautas. Vemos o rebanho de ovelhas girando em círculos, caminhando no sentido-horário e formando um círculo quase perfeito.

Nos vídeos vemos outras ovelhas observando a cena de fora do círculo, e outras imóveis no centro dele. Foi o jornal chinês People's Daily quem decidiu publicar o estranho fenômeno no Twitter, que desde então tem percorrido as redes sociais de todo o mundo.

A Sra. Miao, dona dos animais, disse à mídia local que já havia algumas ovelhas por perto, em círculos, mas outras acabaram se juntando. Outra curiosidade: dos 34 currais da fazenda, apenas as ovelhas do curral 13 se comportaram assim. No total, mais de 100 animais se juntaram a esta misteriosa marcha.

Segundo os veterinários, o rebanho pode estar sofrendo de uma doença bacteriana chamada listeriose, também conhecida por "doença dos círculos". As ovelhas podem ter contraído a doença ao comer alimentos estragados.

No entanto, a proprietária afirma enfaticamente: seus animais estão em perfeita saúde! Especialmente porque nenhuma ovelha morreu. Em geral, a listeriose mata indivíduos infectados em 24 a 48 horas. Portanto, é difícil explicar esse fenômeno misterioso.

Fora as suposições paranormais infundadas, várias explicações permanecem plausíveis para resolver esse enigma. Entre elas estão: uma ovelha teria "enlouquecido" e o rebanho seguiria o movimento instintivamente; ou talvez a presença de uma fonte subterrânea de água, ou uma instalação elétrica poderia explicar esse fenômeno, que é difícil de entender.