Incrível! Espécie de gato muito rara foi descoberta no Monte Evereste!

Esta é a primeira vez que os cientistas encontram provas de dois gatos de Pallas, uma espécie muito rara. Vivem no Monte Evereste a uma altitude de 5.000 metros.

Gato Pallas Raro Evereste
O gato de Pallas é uma espécie rara que vive habitualmente entre 500 e 2 000 metros de altitude.

Dois gatos de uma espécie muito rara estabeleceram-se no Monte Evereste. Este é o gato de Pallas (também chamado de manuls), um felino solitário que vive principalmente na Ásia, China e Rússia. Estes dois felinos, descobertos recentemente, deixaram vestígios no parque nacional de Sagarmatha, no Nepal. Por que eles não foram realmente vistos?

Os cientistas conseguiram verificar a sua presença quando analisaram geneticamente amostras de excrementos retiradas do local em 2019. “Os pesquisadores encontraram evidências de ADN de pika (ochotona) e doninha da montanha nas amostras, uma importante fonte de alimento para o gato de Pallas”, descreveram os pesquisadores no seu comunicado de imprensa.

"É fenomenal descobrir provas desta espécie rara e notável no topo do mundo", observou a Dra. Tracie Seimon do Programa de Saúde Zoológica da Wildlife Conservation Society antes de acrescentar: "A descoberta do gato de Pallas no Evereste destaca a rica biodiversidade deste remoto ecossistema de alta montanha e estende a gama conhecida desta espécie ao Nepal oriental.

Esta espécie de gato é descendente do leopardo. Estes felinos distinguem-se pela sua cabeça "ligeiramente achatada e têm orelhas arredondadas muito pequenas", como descrito pelo meio de comunicação LeFigaro. São capazes de resistir a temperaturas muito baixas no inverno (até -50 °C!) graças à sua espessa pelagem branca, manchada de preto.

Naturalmente, os manuls vivem em "zonas rochosas, estepes e encostas íngremes", explica Florian Kirchner, chefe do programa "Espécies" da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza). O animal já foi encontrado nos Himalaias, mas é surpreendente encontrá-lo a uma altitude tão elevada, 5.000 metros, no Evereste.

"Estão habituados a viver em altitude, entre 500 e 2.000 metros. Mas ainda é uma surpresa vê-los em uma área tão extrema, onde encontram pequenas presas", revela o pesquisador. Devido à degradação do seu habitat, pikas, marmotas e doninhas, as principais fontes de alimento para estes felinos raros, estão desaparecendo

Como muitas outras espécies animais, o habitat do gato de Pallas está a ser transformado pelo Homem em "zonas de criação de gado ou em infraestruturas humanas e industriais". Isto ameaça a sobrevivência da espécie, que é classificada como "de menor preocupação", ou seja, já não está em perigo de extinção. Apesar de haver menos manuls do que girafas no mundo...