Incêndios florestais devastam Oregon, Estados Unidos

A baixíssima umidade e a presença de fortes rajadas de vento alimentaram os incêndios que ocorreram em Oregon, Arizona e Califórnia. Durante uma operação de resgate no condado de Mohave, dois bombeiros morreram.

Autoridades no oeste dos Estados Unidos, principalmente os bombeiros, têm lutado para conter e apagar os incêndios florestais que assolam o norte da Califórnia e áreas vizinhas. Centenas de elementos e várias aeronaves foram deslocadas na tentativa de controlar as chamas, que tem sido alimentadas pelos ventos intensos e a falta de umidade.

Um avião de resgate teve complicações durante uma operação no condado de Mohave, no Arizona, e caiu. Neste infeliz acontecimento, dois bombeiros morreram. A aeronave estava monitorando o incêndio em Cedar Basin, próximo de Wikieup, informou a Agência de Administração de terras do Arizona (BLM) a uma emissora de televisão local.

O raio originou o incêndio

As autoridades deste Estado no oeste dos Estados Unidos, informaram que o fogo foi provocado por um raio, o qual recentemente queimara cerca de 1,2 quilômetros quadrados. Nesse mesmo sentido, os moradores da Califórnia foram solicitados a reduzir o consumo de energia, já que a rede elétrica do Estado estava sob tensão excessiva.

As chamas ameaçaram as linhas elétricas que prestam este serviço, daí o motivo do pedido de racionamento e da redução do uso do serviço. Felizmente, as redes permaneceram estáveis e o “alerta flexível” foi suspenso em 10 de junho à noite. Nesse mesmo dia, constatou-se que no Vale da Morte, no deserto de Mohave, Califórnia, o valor da temperatura atingiu um recorde máximo de 53°C.

youtube video id=0r9QGRcJVTw