Impressionante: turista registra uma avalanche avançando em sua direção!

Dez turistas que estavam escalando as montanhas Tian Shan, no Quirguistão, ficaram presos em uma avalanche enquanto filmavam a paisagem. O susto foi grande! Veja aqui o vídeo deste momento!

Uma visita guiada às montanhas do Quirguistão poderia ter se tornado uma tragédia quando seus dez membros, 9 britânicos e 1 americano, acabaram ficando no caminho de uma avalanche, ontem, 10 de julho. Surpreendentemente, uma das pessoas ficou no local filmando toda a trajetória da avalanche enquanto ela se aproximava do grupo. A boa notícia é que o fenômeno não deixou nenhuma vítima fatal, apenas alguns feridos foram relatados.

Harry Shimmin, autor do vídeo, disse em suas redes sociais: “Enquanto tirava fotos, ouvi o som de gelo quebrando atrás de mim. É aqui que o vídeo começa. Eu já estava lá há alguns minutos, então sabia que havia um lugar para me abrigar bem ao meu lado. Eu estava à beira de um penhasco, então só consegui fugir do abrigo (por isso não me mexo)”.

Especialistas suspeitam que a perigosa avalanche tenha sido fruto do colapso da geleira do cume, submetida a temperaturas muito altas nas últimas semanas devido a uma intensa onda de calor. Essa situação pode ter feito com que grande parte da geleira começasse a derreter, desestabilizando sua estrutura. Apenas uma semana atrás, 11 italianos foram mortos em uma avalanche semelhante que ocorreu devido a um derretimento nas Dolomitas.

“Só mais tarde percebemos a sorte que tivemos. Se tivéssemos andado mais 5 minutos em nossa caminhada, estaríamos todos mortos”, disse Shimmin. Ele também garante que se estivesse em outra parte da estrada, a geleira não estaria à vista e certamente a avalanche os teria pego de surpresa. “Estou bem ciente de que corri um grande risco. Eu senti que estava no controle, mas apesar de tudo, quando a neve começou a cair e tudo escureceu eu tive dificuldade em respirar, estava me cobrindo e pensei que poderia morrer”, confessou.