Imagens impressionantes do forte terremoto em San Juan na Argentina

Com uma magnitude de 6.4, este foi o terremoto mais intenso das últimas décadas na região e foi sentido em diferentes lugares como Córdoba, Rosario e Buenos Aires. Até o momento, há vários danos materiais e 3 feridos na província de San Juan.

San Juan Terremoto; Argentina
Danos produzidos em algumas casas em San Juan, como resultado do forte terremoto na noite de segunda-feira (18).

O terremoto mais notável dos últimos tempos na Argentina sacudiu a província de San Juan na noite desta segunda-feira (18), e foi sentido em diferentes regiões do país, como Mendoza, San Luis, Córdoba, Tucumán, Rosario e Buenos Aires.

O evento teve o epicentro em 54 km a sudoeste da capital San Juan às 23:46h, com uma profundidade de 8 km, segundo o INPRES (Instituto Nacional de Prevenção Sísmica).

Nas redes sociais, a reação das pessoas foi imediata quando começaram a circular fotos e vídeos das consequências deste fenômeno, desde rachaduras em casas e estradas em San Juan, até o balançar de lâmpadas e da água em piscinas em lugares distantes como Córdoba e Buenos Aires.

Após o terremoto principal, houve uma série de tremores secundários, embora de menor magnitude (de 4.4, de 4.9 e de 4.1, sucessivamente), que durante a madrugada desta terça-feira (19) afetou principalmente a cidade de San Juan e as localidades de Caucete, Mirayes, Barreal e o Valle de Media Agua, conforme detalhou o INPRES.

A diretora do Instituto, Patricia Alvarado, informou que o terremoto foi registrado na cidade de Pocitos, a sudoeste de San Juan. Em conversa com o Télam, Alvarado disse que, diante desta magnitude era "esperado" que o movimento fosse sentido em várias cidades e acrescentou que estão sendo analisados eventuais danos em edifícios.

A situação na província de San Juan

“Neste momento quero transmitir tranquilidade às famílias, depois do terremoto que vivemos em San Juan. Colocamos em prática todas as medidas que aprendemos para prevenir incidentes, enquanto nos comprometemos a identificar os impactos causados para colaborar em tudo que for necessário”, disse o governador local Sergio Uñac, logo após a ocorrência do terremoto.

Logo após, na madrugada de terça-feira (19), o governador da província deu uma entrevista coletiva para comunicar a primeira notícia oficial sobre os danos causados em sua cidade.

"Anunciamos duas crianças com traumatismos moderados e um adulto com traumatismo grave que está sendo transferido para o hospital", disse ele. Até agora nenhuma morte foi relatada, então seriam apenas perdas materiais. "É provável que haja tremores secundários, mas temos que ser prudentes", concluiu.

O funcionário responsável fez um resumo sobre as cidades da província e seus respectivos danos, destacando os problemas de algumas casas que desabaram, danos nas vias públicas e até uma confiscação na cidade de 25 de Mayo.

Destacou também que nenhum dano grave foi registrado em hospitais, embora a vacinação contra o coronavírus tenha sido suspensa nesta terça-feira .