Grave terremoto atinge Sichuan, na China, matando dezenas de pessoas

Um forte terremoto de magnitude 6,6 atingiu a China nesta segunda-feira (05), matando dezenas de pessoas e ferindo centenas. Edifícios desmoronaram e tremores secundários continuam causando danos nesta terça-feira (06).

Grave terremoto atinge Sichuan, na China, matando dezenas de pessoas
Um terremoto de magnitude 6,6 atingiu a China nesta segunda-feira, matando dezenas de pessoas e ferindo centenas. Tremores secundários continuam. (imagens: Twitter / Reprodução / Getty Images)

Um forte terremoto, de magnitude 6,6 na escala Richter, atingiu a China nesta segunda-feira (05). O abalo sísmico ocorreu por volta das 13h locais. A província de Sichuan, localizada no sudoeste do país, foi gravemente afetada.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do terremoto foi 43 quilômetros a sudeste de Kangding, uma cidade com cerca de 100 mil habitantes, e ocorreu a 10 km de profundidade.

Até o momento de publicação, já haviam sido relatados 65 mortos e 248 feridos, enquanto 12 pessoas continuavam desaparecidas.

Tremores secundários ainda estão sendo sentidos nesta terça-feira (06), e estima-se que mais de um milhão de habitantes em regiões vizinhas também tenham experimentado tremores moderados após o terremoto principal.

Autoridades chinesas decretaram alerta de emergência nível 3 e equipes de resgate foram enviadas para auxiliar as vítimas e limpar estradas que foram bloqueadas por deslizamentos de terra durante o terremoto.

Imagens e vídeos divulgados na internet mostram edifícios severamente danificados. Prédios inteiros desmoronaram, deixando apenas pilhas de destroços. Escolas e comércios também sofreram danos graves e interromperam o serviço temporariamente.

Terremotos são rotineiros em Sichuan, na China

A província de Sichuan é a quarta maior da China e possui cerca de 84 milhões de habitantes. Nos últimos meses, o local passou por uma onda de calor história (a mais intensa dos últimos 60 anos) e secas recordes que afetaram severamente seus habitantes.

Além disso, a província está localizada em uma área propensa a terremotos devido à falha de Langmenshan, uma formação geológica que atravessa as montanhas de Sichuan. Foi neste mesmo local que um terremoto devastador, de magnitude 7,9 na escala Richter, tirou a vida de 90 mil pessoas em 2008, um dos terremotos mais graves da história.

Além disso, outro terremoto de magnitude 6,0 atingiu Sichuan no ano passado, matando três pessoas e ferindo pelo menos 60. No momento, equipes de resgate continuam trabalhando no local, e é possível que o número relatado de mortos e feridos aumente.