O que são os estranhos sons da ponte Golden Gate?

A ponte Golden Gate em San Francisco surpreendeu a todos ao produzir um som fantasmagórico. Saiba o que está por trás de tal fenômeno!

Golden Gate
A ponte suspensa Golden Gate é um ícone de São Francisco. Os sons que agora passaram a ocorrer assustou muitas pessoas.

A ponte Golden Gate não é apenas um ícone de São Francisco, mas de todo os Estados Unidos. Muitos filmes o tiveram como protagonista, e quem visita a cidade procura ter sua foto. Foi inaugurada em 1937 e era conhecida como a ponte mais comprida e alta do mundo. No total, são 227 metros de extensão, ligando São Francisco a Sausalito.

Mas, nas últimas semanas, o Golden Gate começou a dar notícias não por sua imagem, mas pelo som fantasmagórico que começou a gerar. Foi assunto de conversa por toda a cidade. Havia muitas teorias, pelo fato de o som ser muito penetrante e misterioso. Antes de continuar com a leitura, convido você a escutar no vídeo do tweet.

Segundo o LiveScience se trata de um som dissonante de três tons, que para muitos é bastante assustador. Alguns dizem que o ouviram a até 5 quilômetros de distância, certamente devido à penetração de ondas sonoras agudas. De repente, a ponte pareceu se transformar em um enorme instrumento musical, embora não fosse a melhor música que produziu.

Modificações na ponte

O som cocorreu no fim de semana enquanto o forte vento soprava através da região da baía. Mas a resposta não demorou a chegar. Uma construção na ponte foi responsável pelo som aterrorizante. A última modificação feita foi a instalação de uma nova ciclovia.

Veja também: Voltaram a ocorrer sons estranhos no céu! O que são?

O SF311, o serviço de informações não urgentes da cidade, apontou que a vibração causada pelo vento nas ripas de metal instaladas na nova pista deu origem a essa música muito especial. Claramente, a intensidade e a direção do vento foram decisivas na produção do estranho barulho.

A região da baía é conhecida por duas características. Primeiro pelo nevoeiro que avança do mar em direção à cidade e, a segunda, os ventos são facilmente canalizados para a entrada da baía onde o Golden Gate está localizada.

O vento é responsável

O fenômeno assumiu tal dimensão que até o Serviço Nacional de Meteorologia forneceu informações. Para alcançar a emissão desse som especial, são necessárias rajadas de até 67 km/h, mas com valores constantes entre 48 e 56 km/h.

O KQED, um meio de comunicação local, informou que a colocação das ripas faz parte de um projeto para tornar a ponte mais aerodinâmica, para que tenha segurança estrutural a longo prazo. Lembre-se de que possui 83 anos. Uma melhor forma de mitigar o efeito do vento que comumente é intenso na região.

Os desenvolvedores das ripas sabiam que vibrações podiam ser geradas e algum som poderia ser emitido quando o vento estivesse forte. Talvez eles não tinham em mente que isso chamasse tanta atenção da população. Agora, a menos que eles façam algumas mudanças, o som da ponte pode ser uma nova atração da cidade.