Estados Unidos: ao menos 3 tornados provocam destruição e mortes

No último fim de semana, uma série de tempestades se deslocou pela região central dos Estados Unidos, o que gerou condições meteorológicas severas, como a formação de tornados.

Danos significativos ocorreram devido ao tempo severo. Fotografia: @HNSDigital

De acordo com o relatado pela mídia dos Estados Unidos, um dia de tempo adverso intenso ocorreu no último sábado em Iowa, com a ocorrência de fortes tornados, formados por uma série de tempestades. No domingo, alertas de condições de tempo severas e riscos adversos permanecem na área do Arkansas.

Durante a madrugada desta segunda-feira (7), um alerta foi enviado e ficou vigente até as 2:00 horas (hora local) para as regiões oeste e norte do Arkansas e até o sul do Missouri, conforme relatado pelo Serviço Meteorológico Nacional (NWS, em inglês). Enquanto isso, vários tornados foram relatados na noite de domingo na área de observação.

De acordo com o NWS, o risco de ventos intensos e precipitação em forma de granizo (de diâmetro considerável), bem como a condição de tornado ficou possível até a manhã de segunda-feira. “As principais ameaças nas primeiras horas da manhã incluem a possibilidade de ocorrência de alguns tornados, sendo que alguns deles podem ser intensos”, disse a agência.

Um representante da Divisão de Gerenciamento de Emergências do Arkansas disse que houve danos, incluindo várias linhas de energia derrubadas, perto da área de Martin Township. Como resultado desses eventos, soube-se que uma pessoa havia sofrido ferimentos.

Pedido para evitar a área

O escritório de Gerenciamento de Emergências do Condado de Pope, localizado no noroeste do Arkansas, instruiu os cidadãos a evitarem a área de impacto, enquanto os serviços e órgãos de emergência, bem como outras instâncias, trabalhavam no local para consertar tudo imediatamente. Foi informado que uma família ficou presa em seu abrigo contra tempestades e, mais tarde, conseguiu obter ajuda e ficar segura.

Vários tornados se formaram e causaram prejuízos próximo de Des Moines, em Iowa, no último sábado (5). Nos eventos, sete pessoas, incluindo dois menores, infelizmente perderam a vida durante a passagem das tempestades, disseram as autoridades. Esses eventos aconteceram quando os moradores de Arkansas e Missouri se preparavam para condições de tempo mais severas.

De acordo com o especificado, seis cidadãos do condado de Madison morreram, conforme declarado por Diógenes Ayala, diretor de gerenciamento de emergências do local. Além disso, uma pessoa de uma área rural perto da cidade de Chariton, no condado de Lucas, também morreu. Ainda, seis pessoas em Madison estavam sendo atendidas por lesões causadas pelo tornado.

Ao menos 3 tornados ocorreram em Iowa

Pelo menos dois tornados de intensidade EF3 atingiram Iowa, afirmou o NWS. “Considero que este é o pior que alguém já viu em muito tempo”, disse Ayala no domingo. Após a ocorrência dessas adversas condições de tempo, muitos moradores iniciaram um intenso trabalho de recuperação de estragos. Um morador de Des Moines disse que depois de estacionar seu veículo, uma árvore caiu sobre ele.

“Você realmente percebe quem se importa com você e faz você se sentir especial, você sabe que tem todas essas pessoas dispostas a ajudá-lo”, disse o morador a um meio de comunicação local, quando reagiu com gratidão ao perceber que estava ileso, enquanto outras pessoas desconhecidas ajudavam com as tarefas de limpeza.