É verdade que poluímos mais dirigindo a 30 km/h na cidade?
Segundo um estudo publicado em 17 de agosto, reduzir a velocidade dos veículos para 30 km/h na cidade seria mais poluente do que dirigir a 50 km/h. Será que é isto mesmo?

Desde o dia 30 de agosto, o limite de velocidade na maioria das ruas de Paris passou para 30 km/h. A prefeitura da capital explica que quer reduzir a poluição, os incômodos e a colocação de carros na cidade. No entanto, um estudo do Centro de Estudos e Perícia em Riscos, Meio Ambiente, Mobilidade e Planejamento (Cerema) publicado em 17 de agosto sugere que passar de 50 km/h para 30 km/h aumentaria a poluição.
A 30 km/h os carros poluem 15% a mais que antes!
O estudo do Cerema enfocou os efeitos dos limites de velocidade na poluição automotiva. E o resultado é que a velocidade menos poluente é de 70 km/h. A curva de poluição se estabiliza entre 60 e 90 km/h ao índice de emissões de 150 gramas de CO2 emitido por quilômetro por veículo particular. E em cidades como Grenoble ou Strasbourg, onde as zonas passaram para 30 km/h, os veículos poluíram, em média, 15% a mais!
"La limitation de vitesse à 30 km/h va augmenter la pollution"
— Mathieu Chassignet (@M_Chassignet) August 28, 2021
️Cette "info" a fait le buzz toute la semaine sur twitter et dans la presse
Pourtant, les auteurs de ces articles font des contresens et ne sont pas allé chercher plus loin que le bout de leur nez
Thread️
1/14 pic.twitter.com/uVq1N1Qzwq
Realizado a pedido da Direção-Geral das Infraestruturas, Transportes e do Mar (DGITM), este estudo mostra também que a 30 km/h as emissões são "substancialmente as mesmas a 110 km/h" e confirma que elas são superiores ao registrado a 50 km/h. Mas atenção: os resultados do Cerema "não podem ser comparados a condições de circulação de velocidade constante, nem (...) em áreas com limites de velocidade permitidos".
O que mais polui são as acelerações e as frenagens, lembra o estudo. "O primeiro fator que influencia as emissões não é a velocidade, mas sim a aceleração". De momento, não é possível afirmar que a poluição aumentará em Paris: "não podemos concluir que as velocidades limitadas a 30 km/h sejam necessariamente mais negativas em termos de emissões do que as velocidades a 50 km/h".
Quais soluções para poluir menos na cidade?
Na realidade, limitar a velocidade a 30 km/h em cidades como Paris, Grenoble e Strasbourg serve para reforçar a segurança dos cidadãos. De acordo com a Associação de Segurança Rodoviária, dirigir a 30 km/h reduziria "em 82% o risco de ferir um pedestre em caso de colisão". A ideia é também reduzir a poluição sonora na cidade, já que passar de 50 para 30 km/h reduz o ruído em cerca de três decibéis.
Para realmente reduzir as emissões de CO2 pelos veículos na cidade, o Cerema detalha em seu relatório soluções mais eficazes como: "limitar as fases de aceleração (...) o que também é benéfico para as emissões de ruídos". Os autores também propõem para as viagens de curta distância, a substituição das viagens em automóveis com motor de combustão por meios de transporte menos poluentes, como pedestre, a bicicleta ou o transporte público.