É verdade que poluímos mais dirigindo a 30 km/h na cidade?

Segundo um estudo publicado em 17 de agosto, reduzir a velocidade dos veículos para 30 km/h na cidade seria mais poluente do que dirigir a 50 km/h. Será que é isto mesmo?

Pollution Voiture
A 30 km/h os carros poluem em média 15% a mais, segundo relatório do Cerema.

Desde o dia 30 de agosto, o limite de velocidade na maioria das ruas de Paris passou para 30 km/h. A prefeitura da capital explica que quer reduzir a poluição, os incômodos e a colocação de carros na cidade. No entanto, um estudo do Centro de Estudos e Perícia em Riscos, Meio Ambiente, Mobilidade e Planejamento (Cerema) publicado em 17 de agosto sugere que passar de 50 km/h para 30 km/h aumentaria a poluição.

A 30 km/h os carros poluem 15% a mais que antes!

O estudo do Cerema enfocou os efeitos dos limites de velocidade na poluição automotiva. E o resultado é que a velocidade menos poluente é de 70 km/h. A curva de poluição se estabiliza entre 60 e 90 km/h ao índice de emissões de 150 gramas de CO2 emitido por quilômetro por veículo particular. E em cidades como Grenoble ou Strasbourg, onde as zonas passaram para 30 km/h, os veículos poluíram, em média, 15% a mais!

Realizado a pedido da Direção-Geral das Infraestruturas, Transportes e do Mar (DGITM), este estudo mostra também que a 30 km/h as emissões são "substancialmente as mesmas a 110 km/h" e confirma que elas são superiores ao registrado a 50 km/h. Mas atenção: os resultados do Cerema "não podem ser comparados a condições de circulação de velocidade constante, nem (...) em áreas com limites de velocidade permitidos".

O que mais polui são as acelerações e as frenagens, lembra o estudo. "O primeiro fator que influencia as emissões não é a velocidade, mas sim a aceleração". De momento, não é possível afirmar que a poluição aumentará em Paris: "não podemos concluir que as velocidades limitadas a 30 km/h sejam necessariamente mais negativas em termos de emissões do que as velocidades a 50 km/h".

Quais soluções para poluir menos na cidade?

Na realidade, limitar a velocidade a 30 km/h em cidades como Paris, Grenoble e Strasbourg serve para reforçar a segurança dos cidadãos. De acordo com a Associação de Segurança Rodoviária, dirigir a 30 km/h reduziria "em 82% o risco de ferir um pedestre em caso de colisão". A ideia é também reduzir a poluição sonora na cidade, já que passar de 50 para 30 km/h reduz o ruído em cerca de três decibéis.

Para realmente reduzir as emissões de CO2 pelos veículos na cidade, o Cerema detalha em seu relatório soluções mais eficazes como: "limitar as fases de aceleração (...) o que também é benéfico para as emissões de ruídos". Os autores também propõem para as viagens de curta distância, a substituição das viagens em automóveis com motor de combustão por meios de transporte menos poluentes, como pedestre, a bicicleta ou o transporte público.