Dia Internacional da Cerveja: cervejaria alemã inova com produção de cerveja sustentável

O sextou de hoje tá especial: dia de comemorar o Dia Internacional da Cerveja! Você sabia 70% do impacto climático de um litro de cerveja está engarrafado na embalagem e no transporte? Cervejaria alemã traz uma solução inovadora!

Dia Internacional da Cerveja
Hoje é dia de comemorar o Dia Internacional da Cervaja, e cervejaria da Alemanha inova com cerveja sustentável.

Hoje é o dia dela, a queridinha do brasileiro e uma das paixões nacionais: a cerveja! Ela é conhecida por ser uma das bebidas alcoólicas mais antigas e populares do mundo. E toda primeira sexta-feira de agosto é celebrado o Dia Internacional da Cerveja.

Para muitas pessoas, abrir uma cervejinha gelada é uma chance de se desligar das preocupações da rotina. Mas você já parou para considerar o impacto ambiental de sua cerveja?

A primeira cerveja sustentável

Garrafas, latas e barris cheios de líquido carregam um peso significativo. Segundo a calculadora de pegada de carbono da Impact CO2, a embalagem do transporte representa 70% do impacto ambiental de um litro de cerveja. A cervejaria Neuzelle na Alemanha quer se tornar a primeira cervejaria sustentável do mundo.

O objetivo é reduzir o tamanho da embalagem e, portanto, as demandas de transporte, reduzir o impacto da indústria cervejeira. Sua bebida revolucionária é feita de apenas dois elementos, pó de cerveja e água, provavelmente mudará a maneira como as pessoas bebem cerveja, afirmou Stefan Fritshe, proprietário da Neuzelle. Stefan afirma que todo mundo pode ter sua própria cervejeira caseira com sua nova invenção.

Fazendo cerveja em casa

Mas como isso funciona? O pó é misturado com água. Stefan usa um batedor de mão para misturar rapidamente os ingredientes para evitar grumos e criar a espuma espumosa que esperamos em uma cerveja, simples assim.

Esse formato em pó é sobretudo mais barato e sustentável, custando cerca de 90% menos para transportar do que a cerveja tradicional.

Com sua tonalidade dourada, notas agridoces e espuma espumosa, esta última bebida de Neuzelle tem aparência e sabor semelhantes a qualquer outra cerveja, mas não tem álcool e nem bolhas. Existem planos para desenvolver uma versão alcoólica e eventualmente planeja torná-la ainda mais parecida com a cerveja tradicional.

Mas por que uma cerveja em pó?

Embora muitas pessoas não sintam atraídas por uma cerveja sem álcool, Stefan afirma que existam várias centenas de milhões de pessoas no mundo que preferem predominantemente bebidas sem álcool.

O formato em pó também economiza tempo, pois a produção em laboratório é mais rápida do que a tradicional, que leva em média dois meses.

Enquanto ele continua a desenvolver uma versão alcoólica, ainda há um bom mercado para explorar. A cervejaria ainda está trabalhando com investidores para lançar o pó comercialmente, mas espera começar a vendê-lo dentro de quatro meses. O principal mercado-alvo serão os países africanos e asiáticos, já que um pó é mais fácil e barato de transportar por longas distâncias do que garrafas de cerveja.

Mas o produto pode não cair muito bem em casa, pois na Alemanha existe uma lei de pureza de 500 anos em torno da cerveja conhecida como Reinheitsgebot. Essa lei instituiu que a cerveja deveria ser fabricada apenas com os seguintes ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo.

Fritsche se recusa a revelar sua receita, mas argumenta que sua invenção é necessária em um mundo que precisa de soluções sustentáveis. Muitas das grandes cervejarias já transportam cerveja como um concentrado de gel, que posteriormente é diluído na chegada. Embora este seja um grande passo para reduzir as emissões de transporte, o formato em pó tem o potencial de gerar economias climáticas ainda maiores.