Dia da Sobrecarga da Terra: as soluções que nos permitirão adiar esta data

O que esse marco mundial representa? Quais são as áreas que podemos cobrir com ações sustentáveis a nível pessoal e como país? As respostas para este ano de 2023 vão te surpreender.

Pessoa com mãos sujas de terra e sem água
O esgotamento iminente dos recursos põe em risco a saúde e a prosperidade econômica de um país.

Em um esforço colaborativo sem precedentes, o Ministério do Meio Ambiente, Clima e Energia da Eslovênia, em parceria com a Global Footprint Network (GFN), anuncia uma data crítica para o planeta. O 'Earth Overshoot Day', ou ' Dia da Sobrecarga da Terra', de 2023 ocorre globalmente na quarta-feira, 2 de agosto.

A data, calculada anualmente pela GFN, utiliza dados das Contas Nacionais de Pegada e Biocapacidade. Com isso, marca-se o ponto em que a demanda da humanidade por recursos biológicos supera a capacidade do nosso planeta de regenerá-los naquele ano.

A Eslovênia, como o primeiro país da União Europeia, junta-se a países como Equador, Japão, Filipinas, Suíça e Emirados Árabes Unidos (EAU) ao alavancar os dados da Pegada Ecológica e endossar oficialmente a métrica como uma ferramenta útil para orientar a política ambiental, afirma Bojan Kumer, Ministro do Meio Ambiente, Clima e Energia da Eslovênia.

Para pôr em evidência este colossal problema, o referido Ministério e a GFN organizaram um evento de alto nível que ocorre nesta terça-feira, 1 de agosto, em Ljubljana, para discutir as implicações da sobrecarga. "Os esforços para reduzir a Pegada Ecológica da Eslovênia em 20% até 2030 criarão maiores oportunidades para o país em meio a um futuro marcado pelas mudanças climáticas e restrições de recursos", acrescenta Bojan Kumer.

Razan Al Mubarak
Razan Al Mubarak, Presidente da União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN). Fonte: Razan Al Mubarak (página web).

"Com esta métrica em mãos, qualquer país, região, cidade ou empresa pode avaliar sua posição atual e determinar como pode contribuir para adiar o Dia da Sobrecarga da Terra", disse Razan Al Mubarak, presidente da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Compromisso e responsabilidade diante do esgotamento de recursos

O Dia da Sobrecarga da Terra coincide com a recente votação do Parlamento Europeu sobre a Lei de Restauração da Natureza. A persistência do excesso levou à degradação da terra e do solo, ao esgotamento das populações de peixes, desmatamento, perda de biodiversidade e acúmulo de gases de efeito estufa (GEE).

Esses sintomas estão se tornando mais proeminentes em todo o planeta, com ondas de calor incomuns, incêndios florestais, secas e inundações, exacerbando a competição por alimentos e energia, menciona o portal Earth Overshoot Day.

"O maior risco, além do próprio excesso ecológico, está na complacência diante desta crise. As entidades que agem agora não apenas protegem o meio ambiente, mas também protegem sua economia e o bem-estar de seus residentes no futuro", destaca Steven Tebbe, diretor executico da GFN.

O poder da possibilidade

Estamos entrando em uma “tempestade” de mudanças climáticas e restrições de recursos biológicos. Quanto mais cedo empresas, cidades e países planejarem e se prepararem para o futuro próximo, maiores serão suas chances de prosperar. Nesta abordagem, a plataforma Power of Possibility revela maneiras pelas quais podemos melhorar a segurança de nossos recursos em cinco áreas principais: planeta saudável, cidades, energia, alimentação e população:

ÁreaAções
Planeta saudávelReflorestamento, conservação da biodiversidade, fim do plástico de uso único, proteção de turfeiras, ecoturismo mediterrâneo, pastoreio controlado, positividade da natureza, apicultura, proteção de florestas tropicais e aquicultura maglar integrada.
CidadesEconomia circular, concreto circular de baixo carbono, cidades inteligentes, vida urbana sustentável e integrada, reciclagem de resíduos de construção, desenvolvimento habitacional, uso de vidro de alto desempenho, aumento de áreas verdes, ônibus elétricos, redução de limites de velocidade, uso de bicicletas, telhados verdes, construções com desenhos tradicionais da região.
EnergiaPromover a energia solar e eólica, financiar a descarbonização, melhorar os padrões de emissão de caminhões, casas sustentáveis para idosos, férias perto de casa, caronas, fogões e cozinhas limpas, uso de veículos elétricos.
AlimentosProdução de queijo de baixo impacto, conservação de fazendas menores, preservação de porcos indígenas, legislação para evitar excesso de lixo por refeição, Segunda Sem Carne, cozimento eficiente, silvipastorilização, mudança para uma dieta baseada em frutas e vegetais, preferir produtos locais.
PopulaçãoLíderes mulheres e adolescentes, maior número de mulheres na área da saúde, saúde reprodutiva para meninas e mulheres adultas.
Áreas e suas ações correspondentes para aumentar a segurança de nossos recursos. Fonte: Power of Possibility.

A pedra angular dessas ações é a educação, acompanhada dos valores e princípios inseridos no lar desde a infância. A plataforma também recomenda a escolha de roupas duráveis, promovendo a moda com fibras naturais, integrando-se à moda circular e reciclando móveis e sofás.

Da mesma forma, para reduzir o consumo de energia, é aconselhável reduzir o horário de trabalho nos escritórios ou optar pelo trabalho homeoffice. As possibilidades estão aí, basta um pouco de vontade para criar um mundo melhor a partir da nossa própria realidade e estilo de vida.