Deserto do Saara "invade" a Europa: imagens impressionantes!

Alguns países europeus, como Espanha, França e Suíça, depararam-se este fim de semana com paisagens insólitas. Muitas regiões estavam cobertas com uma fina camada de areia do Deserto do Saara. O que provocou este fenômeno? Saiba mais aqui!

Uma colossal quantidade de areia do Deserto do Saara avançou através do Mediterrâneo e depois para a Europa Central este fim de semana, devido à alterações registadas no fluxo da corrente de jato. Elevadas concentrações de poeira e areia pintaram o céu e a neve em tons de laranja e castanho ao longo de regiões do centro e sul da Europa, originando um cenário apocalíptico.

O avanço da poeira saariana foi tão significativo que, além da região mediterrânica, onde foi visível em muitas localidades de Espanha, dirigiu-se também para a Europa Central. Abrangeu grande parte do sul e do leste da França, cadeias montanhosas como os Alpes, estendendo-se também em direção à Suíça. Este fenômeno originou impressionantes registros e relatos de céu e neve laranja, para além de partículas de pó em suspensão.

As partículas tiveram origem em regiões do noroeste de África, incluindo a Mauritânia, Mali, Argélia e Marrocos. Na gênese do céu laranja esteve uma conjugação de processos meteorológicos, a começar por uma depressão ao largo de Marrocos, que deu origem a uma tempestade de areia.

Juntou-se a isto uma depressão no sul da Península Ibérica, em especial na vertente mediterrânea, que arrastou um forte vento do sul, o famoso vento siroco, contribuindo para um cocktail perfeito de imagens insólitas. A areia saariana chegou a afetar também as Canárias e os Pirenéus.