Dengue: a doença transmitida por mosquito tem preocupado o país e você pode ajudar a preveni-la

Com o avanço da Dengue no país, os números do primeiro trimestre de 2023 já surpreendem em relação a períodos anteriores, colocando várias cidades e estados em situações de alerta.

dengue crise brasil
A Dengue tem avançado no país, apresentando um aumento significativo no número de casos e internações em 2023.

Os números da dengue têm marcado o ano de 2023. Somente no primeiro trimestre desse ano, o número de testes positivos triplicou, segundo a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed). Ainda, segundo um levantamento pelo Ministério da Saúde, o número de internações também apresentou um aumento de 180%, comparando os últimos dois anos, colocando muitas cidades do país em situações de emergência.

Período de Chuvas

Segundo a Abramed, o período de chuvas com acúmulo de água favorece a procriação do mosquito transmissor da Dengue e de outras doenças, o Aedes aegypti. Entre janeiro e o início de abril de 2023, o número de casos prováveis já somam em 643 mil, representando um aumento de 29% em comparação com o mesmo período de 2022.

"Não surpreende porque vivemos uma temporada de chuvas com acúmulo de água. Lembrando que sempre é preciso cuidar dos depósitos de água, já que o mosquito se reproduz em águas limpas" - Abramed

E não é só a Dengue que avança no país. Seu mosquito vetor também é capaz de transmitir a Chikungunya, outra doença viral que, só em Minas Gerais, apresentou um aumento em 222% nos casos no período de janeiro a abril de 2023. Em relação a Dengue, MG passou a marca dos 60 óbitos, registrando 12 deles num período de três dias.

Com o avanço dessas doenças, muitas cidades, especialmente as interioranas, têm sofrido com a limitação orçamentária, o que compromete o combate dessas doenças, especialmente em campanhas para a prevençãodo mosquito transmissor.

Entenda a Dengue

A Dengue é uma doença provocada por um vírus (DENV) da família dos Arbovírus. A transmissão acontece pela picada de um mosquito (Aedes aegypti) fêmea contaminado com um dos subtipos virais: DENV-1, DENV-2, DENV-2 e DENV-4. Segundo o Ministério da Saúde, " A dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil".

" O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio" - Ministério da Saúde

Após as chuvas, a água parada acumulada propicia a proliferação de mosquitos, o que facilita a transmissão do vírus através das picadas dos mosquitos fêmea. Medidas como evitar água parada são críticas para esse enfrentamento, uma vez que os ovos desses mosquitos podem sobreviver por períodos como um ano no ambiente, segundo o MS.

Principais Sintomas da Dengue

Segundo o Ministério da Saúde, apesar de alguns casos de Dengue poderem ser assintomáticos, é importante atentar para os seguintes sintomas em caso de suspeita de Dengue:

  • Febre alta > 38°C;
  • Dor no corpo e articulações;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Mal estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

O primeiro sintom a aparecer, normalmente, é a febre, e pode ser acompanhada por fraqueza, dor no corpo e manchas vermelhas na pele, por exemplo.

Febre Hemorrágica

Um dos agravamentos mais sérios da Dengue é a febre hemorrágica (também chamada de Dengue Hemorrágica), a qual traz sintomas como dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas, segundo o MS. Se essa condição não for tratada, o risco para choque grave e óbito aumentam.

Um perigo que pode se esconder em sua casa

Segundo a reportagem do portal de notícias R7, "mais de 80% dos casos de Dengue, o criadouro do mosquito estava dentro de casa". Portanto, é importante que exista uma conscientização para que os domicílios contribuam com o combate à Dengue a partir da prevenção da proliferação de seus vetores, os mosquitos.

"Manter os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas/capas/tampas, impedindo a postura de ovos do mosquito Aedes aegypti. Medidas de proteção individual para evitar picadas de mosquitos devem ser adotadas por viajantes e residentes em áreas de transmissão, principalmente durante o dia" - MS