Cristobal provoca inundações nos EUA e avança pelo interior do país

A tempestade tropical Cristobal chegou ao estado norte-americano do Mississippi na noite do último domingo, provocando inundações para vários locais, incluso partes da Louisiana e Mississippi. Seu caminho para o norte pode deixar uma marca histórica.

Depois de chegar ao sudeste da Louisiana, a tempestade tropical Cristobal provocou inundações e tempestades ao litoral do Mississippi, onde dezenas de pessoas foram resgatados por serviços de emergência. A água subiu mais de um metro em algumas partes.

Na segunda-feira à noite, Cristobal estava se movendo para o norte, sobre o Arkansas a uma velocidade de 25 a 30 km/h. Seus efeitos indiretos trouxeram fortes chuvas a vários estados, incluindo partes do Alabama, Mississippi, Missouri, Illinois e Tennessee.

Movendo-se para o noroeste, a tempestade enfraqueceu e passou para o estágio de depressão tropical, continuando a provocar chuvas torrenciais e potencial de inundações repentinas. Nesta semana, Cristobal deverá seguir desde o vale do baixo Mississippi até o meio-oeste americano, deixando uma trilha de fortes chuvas e ventos intensos. As áreas de alta precipitação estão em risco de inundações.

Há potencial de volumes em torno de 75mm de precipitação em Wisconsin, onde também podem ocorrer fortes rajadas de vento do sudeste. Se Cristobal permanecer como uma depressão tropical ao passar pelo Wisconsin, se tornará a primeira depressão tropical já registrada no estado.

Cristobal é uma tempestade histórica, uma vez que se formou ao longo de vários dias na temporada de furacões e, em 2 de Junho, foi a terceira tempestade com o nome mais registrado na Bacia do Atlântico. Se seguir o caminho que os meteorologistas prevêem, será a região mais ao norte e oeste distante que um ciclone tropical já atingiu nos EUA.