Chuva torrencial provoca enxurradas em Volta Redonda no Rio de Janeiro

Intensa chuva no período da tarde da última segunda-feira, 07 de fevereiro, provocou alagamentos, inundações e deslizamentos na região de Volta Redonda no estado do Rio de Janeiro. Confira todas as informações e as impactantes imagens.

No início desta semana uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começou a se formar sobre o país provocando chuvas intensas e acumulados expressivos desde a Região Norte até o Sudeste, onde foram registrados os maiores volumes, principalmente na sua porção leste entre o leste de São Paulo, o sul de Minas Gerais e o estado do Rio de Janeiro.

No entanto, foi no território fluminense que a precipitação provocou os maiores transtornos. Apesar de a chuva já ter acontecido pela manhã, como é de costume no verão, ganharam intensidade no período da tarde e, mais próximo do fim do dia, choveu de forma torrencial que no período de 1 hora acumulou em torno de 70 mm (pluviômetro Cemaden) na região de Volta Redonda, no sul do estado. Outras localidades, como o município de Mendes, choveu 100 mm (pluviômetro Cemaden) , sendo o maior volume da região e o equivalente a metade do esperado para fevereiro.

O resultado de tanta água em pouco tempo foi um cenário que nós brasileiros já estamos acostumados, mas que continua aterrador: alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos de terra. Felizmente não houve vítimas fatais.

As imagens da região de Barra do Piraí e de Piraí mostram a situação de áreas inundadas e deslizamentos no fim da tarde de ontem. O mais impactante são os registros em Vila Rodonda, onde o Rio Cachoeirinha tomou conta de um dos principais centros comerciais da cidade, além, claro, das imagens da enxurrada que arrastou carros e colocou em risco a vida dos motoristas que foram pegos de surpresa.

youtube video id=ElDeJ1lrJMk

A previsão até o fim da semana é de manutenção do fenômeno ZCAS, com possibilidade de novos eventos de precipitação intensa. Na segunda-feira (07) publicamos a previsão e os alertas para esta semana para o Sudeste e o Centro-Oeste, o que inclui o estado do Rio de Janeiro.