Chile em alerta para atividade do vulcão Láscar

O vulcão Láscar, no norte do Chile, entrou em atividade no sábado e ativou protocolos de emergência na região. Há um alerta de nível amarelo e restrições de acesso à área.

A súbita atividade do vulcão Láscar, no norte do Chile, alarmou autoridades e ativou protocolos de emergência. Ao meio-dia de sábado, as estações de monitorização do Serviço Nacional de Geologia e Minas (SERNAGEOMIN) registraram um pulso eruptivo com atividade sísmica e a emissão de uma grande coluna de fumaça e cinzas vulcânicas.

As autoridades elevaram o nível de alerta de verde para amarelo e estabeleceram um perímetro de segurança de 5 km em torno da área de acesso ao vulcão. Ainda enfatizaram o "apelo à comunidade para respeitar essas medidas, para que não sejam expostos desnecessariamente a condições de risco". Além disso, as medidas de preparação foram extremas na cidade de Talabre, a apenas 30 km do vulcão.

Conforme relatado pela Agência, a coluna eruptiva atingiu aproximadamente 6.000 m acima do nível da cratera com uma "alta carga de piroclásticos" (materiais sólidos e gases quentes que resultam de uma erupção vulcânica).

O evento foi captado em vídeo pelos visitantes que estiveram na região e as imagens rapidamente circularam nas redes sociais. Não foram relatados feridos ou danos materiais.

O vulcão Láscar tem 5.592 m de altura e está localizado a 1.600 km ao norte de Santiago do Chile, na região de Antofagasta. É um dos vulcões mais ativos do Chile. Ele registrou pulsos como este em 2006 e 2015, mas sua última grande erupção foi em abril de 1993.