Busca praia em São Paulo? Evite esta aqui: a praia mais poluída do litoral paulista
O último monitoramento semanal da qualidade da água das praias de São Paulo mostrou que 45 das 175 monitoradas no estado estão impróprias para banho, e apontou qual a mais poluída. Veja os detalhes.

As praias do estado de São Paulo contam com um monitoramento semanal da qualidade das águas, feito pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Esse acompanhamento mostra quais praias estão próprias para banho e as impróprias, onde o contato com a água deve ser evitado.
Na última amostragem semanal, divulgada dia 27 de fevereiro, das 175 praias monitoradas no estado, 45 delas estavam impróprias para banho em pleno feriadão de Carnaval, sendo 9 no Litoral Norte e 36 na Baixada Santista e Litoral Sul (Para acessar o mapa você pode clicar aqui). Além disso, o relatório apontou qual a praia mais poluída do litoral paulista. Saiba mais abaixo.
A praia mais poluída do litoral de São Paulo
Um fator que determina se a água está própria ou não para banho é a densidade de bactérias fecais, como enterococos, presentes nas amostras de água, as quais são coletadas ao longo de cinco semanas consecutivas.
Mas além disso, outros fatores como a presença de óleo, maré vermelha, floração de algas tóxicas ou surtos de doenças transmitidas pela água também podem tornar a praia imprópria para banho.

Nesta última classificação, a Cetesb apontou que a Praia do Perequê, em Guarujá, é a mais poluída do litoral de São Paulo. Em 52 análises semanais, apenas uma vez ela não foi considerada imprópria.
Os fatores que contribuem para a poluição na Praia do Perequê é a chegada de poluentes através de rios que deságuam na área, o despejo de esgoto sem tratamento, o que aumenta a carga de contaminantes na água, e a poluição causada pelo óleo dos barcos, já que é uma área com grande concentração de pescadores.
E o que a Prefeitura de Guarujá diz? Em nota encaminhada à reportagem do Diário do Litoral, a Prefeitura explicou que dois rios deságuam na Praia, e que além disso, até alguns anos atrás, parte do bairro não tinha acesso a sistema adequado de esgotamento sanitário.
Contudo, afirma que estudos estão sendo realizados para avaliar a qualidade dos rios que deságuam na praia, e soluções para recuperação dos rios estão sendo propostas, além da identificação das fontes primárias de poluição da água do mar.
Para enfrentar este problema, também estão fazendo investimentos em sistemas de esgotamento sanitário e iniciativas de educação ambiental para a população local.
Segundo informações do site O Antagonista, parcerias com organizações de pesquisa e ONGs também estão sendo consideradas para garantir um monitoramento contínuo e a implementação de soluções sustentáveis.
Outras praias que estão atualmente impróprias para banho incluem: Peruíbe (Baixada Santista), Praia da Enseada (Guarujá), Praias Vila Caiçara e Aviação (em Praia Grande), Itaguá (Ubatuba) e Praia Una (em São Sebastião).
Referências da notícia
Saiba onde fica a praia mais poluída do Litoral de São Paulo. 02 de março, 2025. Luana Fernandes.
Conheça a praia do litoral paulista mais poluída da região. 17 de fevereiro, 2025. Redção/O Antagonista.