Avalanche mortal nos Alpes franceses causa pelo menos seis mortes

A avalanche ocorreu na geleira Armancette, perto de Mont Blanc, no sudeste do país, e deixou ao menos 6 mortos, entre eles dois guias de montanha. Autoridades afirmam que este número pode aumentar.

No último domingo, 9 de abril, ocorreu uma forte avalanche nos Alpes franceses como resultado de um desprendimento na geleira Armancette, na localidade de Les Contamines-Montjoie, que surpreendeu esquiadores e guias de montanha. Este evento deixou ao menos 6 mortos.

Helicópteros e drones com capacidade de detectar sinais de celulares participaram das manobras de busca e salvamento, que possibilitaram localizar a quinta vítima fatal, uma mulher de 39 anos. Um sexto corpo foi encontrado na segunda-feira, dia 10.

Pelo menos uma pessoa foi levada ao hospital com ferimentos leves e outras 8 saíram ilesas, de acordo com relatórios da prefeitura de Alta Saboya. Não foram divulgados detalhes sobre a identidade das vítimas, mas sabe-se que pelo menos dois dos corpos eram guias de montanha.

Os Alpes são um dos destinos de férias mais populares da comunidade francesa durante a Páscoa. Segundo informações fornecidas pela Prefeitura da região de Alta Saboya, a avalanche tinha 500 m de comprimento e 1.600 m de desnível.

A agência meteorológica francesa, Meteo France, o havia emitido nenhum alerta de avalanche para o domingo, 9 de abril, e considerava o risco como limitado.