Antártica: imagens impressionantes do enorme iceberg que se desprendeu

Um enorme iceberg de 1270 quilômetros quadrados se desprendeu da plataforma de Brunt, na Antártica. Aqui estão os vídeos da enorme rachadura no gelo.

Um enorme iceberg se desprendeu da plataforma de Brunt no mar de Weddel, na Antártica. A informação é do British Antarctic Survey, órgão de pesquisa britânico dedicado a missões científicas na Antártica, segundo o qual o destacamento teria ocorrido em 26 de fevereiro.

O iceberg tem uma área de 1.270 quilômetros quadrados e 150 metros de espessura. Para se ter uma ideia do tamanho, estamos falando de uma área semelhante à ocupada pela cidade de Roma. Os pesquisadores britânicos relatam que as rachaduras na plataforma já se formavam há anos, mas em janeiro uma dessas rachaduras havia se alargado a uma taxa que chegava a um quilômetro por dia, até o descolamento no final de fevereiro.

O novo iceberg é muito grande, mas empalidece perto do tamanho do iceberg A-68A, que se desprendeu da plataforma de gelo Larsen C na Península Antártica em julho de 2017. Nesse caso, o iceberg tinha mais de cinco mil quilômetros quadrados.

No vídeo a seguir mostramos a seguir, as imagens espetaculares e impressionantes da enorme fratura na Antártica após o desprendimento do enorme iceberg. As imagens foram feitas a bordo de um avião e permite apreciar a magnitude do fenômeno.

youtube video id=PX1S0Th3lRQ