Adeus à Peter Higgs! O homem que respondeu uma pergunta de milênios na Física

O físico foi responsável por responder uma das maiores perguntas da Física e fazer uma das primeiras previsões da Mecânica Quântica.

Peter Higgs foi o físico responsável por responder uma das perguntas fundamentais da física.
Peter Higgs foi o físico responsável por responder uma das perguntas fundamentais da física. Crédito: Murdo Macleod/The Guardian

No dia 8 de abril, o físico Peter Higgs faleceu em Edimburgo no Reino Unido aos 94 anos. O físico ficou bastante conhecido por dar o nome ao bóson de Higgs que ficou popularmente conhecida como partícula de Deus. Por causa do seu trabalho teórico sobre o bóson de Higgs, o físico recebeu o prêmio Nobel de Física 2013.

O bóson de Higgs é uma componente importante no Modelo Padrão de Partículas e está associado com a massa das partículas. A descoberta aconteceu em 2013 através de experimentos no maior acelerador de partículas. Essa descoberta foi uma das principais provas a favor do Modelo Padrão de Partículas trazendo o título de modelo mais bem sucedido da Física.

A peça do quebra-cabeça encontrada por Peter Higgs dá uma explicação para uma pergunta que começou na Antiguidade. Do que é feito o Universo? O que dá a massa para tudo que observamos e conhecemos? Graças ao trabalho de Higgs temos uma explicação para essas perguntas.

Peter Higgs

Peter Higgs se formou na primeira turma de Física da King's College London em 1950 e, em 1952, conseguiu seu mestrado. Na mesma universidade durante o doutorado, Higgs começou seu trabalho com Mecânica Quântica que moldou sua carreira. Após algumas posições como pesquisador em diferentes universidade, ele se tornou professor na Universidade de Edimburgo.

Durante sua carreira na Universidade de Edimburgo, Higgs propôs o mecanismo de Higgs que descreveria como partículas conseguem sua massa. A princípio, o artigo foi rejeitado pela Physics Letters. Em 1964, com poucas alterações, o artigo foi submetido e aceito pela Physical Review Letters. O trabalho previa a existência do bóson de Higgs.

Descoberta do bóson de Higgs

Após cinco décadas de sua previsão, no dia 12 de julho de 2012, o bóson de Higgs foi observado durante experimentos no acelerador de partículas LHC. Ao rodar experimentos no acelerador, os físicos observaram que uma partícula nova parecia ter surgido durante a colisão. Essa partícula tinha energia semelhante a esperada pelo bóson de Higgs.

O mecanismo de Higgs origina a partícula conhecida como bóson de Higgs e é responsável por dar massa às partículas elementares.
O mecanismo de Higgs origina a partícula conhecida como bóson de Higgs e é responsável por dar massa às partículas elementares.

Mais tarde, em 14 de março de 2013, os físicos fizeram novos experimentos para confirmar se a partícula se tratava mesmo do bóson de Higgs. A confirmação veio ao observar como a partícula interagia durante os experimentos. Essa descoberta garantiu ao Higgs o prêmio Nobel de Física no mesmo ano.

Bóson de Higgs

O bóson de Higgs é associado ao mecanismo de Higgs publicado no artigo de 1964. A ideia é que o Universo é permeado por um campo escalar chamado campo de Higgs onde partículas elementares conseguem interagir. Durante a interação, o campo de Higgs é excitado gerando a partícula conhecida como bóson de Higgs.

Os bósons são partículas mediadoras de interação como os bósons W e Z além dos fótons.

Essa interação das partículas elementares com o campo de Higgs faz com que as partículas adquiram massa. Quanto mais forte a interação, mais massa uma partícula terá adquirido. O mecanismo de Higgs e o bóson de Higgs são as respostas para a pergunta de milênios: como tudo é feito?

Partícula de Deus

Na época de sua descoberta, o bóson de Higgs ficou conhecido como partícula de Deus. O nome partícula de Deus veio após o físico Leon Lederman publicar o livro chamado A Partícula de Deus: Se o Universo é a Resposta, Qual é a Pergunta? onde ele se refere ao bóson de Higgs dessa forma. Apesar disso, os físicos não costumam chamar a partícula dessa forma.

O motivo de Lederman ter se referido ao bóson de Higgs dessa forma é que na época da publicação do livro acreditava-se que o bóson de Higgs era a peça final da Mecânica Quântica. A ideia era que quando encontrassem a partícula, todas perguntas seriam respondidas. Hoje, sabemos que apesar do bóson de Higgs ter respondido várias perguntas, outras surgiram que ainda precisaremos responder.