A menor praia do mundo fica em Espanha e não tem saída para o mar!

Nas Astúrias existe uma praia surpreendentemente minúscula (possivelmente a mais pequena do mundo) rodeada de verdes prados, da qual não se vê o mar, mas é possível ouvi-lo. Como se formou esta maravilha geológica? Contamos-lhe aqui.

A praia mais pequena do mundo fica nas Astúrias
A praia de Gulpiyuri (Llanes) é minúscula, possivelmente a mais pequena do mundo, e além disso não tem saída para o mar.

Gulpiyuri é uma palavra antiga de origem asturiana que significa "círculo de água". E acertadamente, é o nome que foi escolhido nas Astúrias para batizar aquela que é considerada a praia mais pequena do mundo. Além disso, também está declarada Monumento Natural pelo Principado das Astúrias desde 2001, e pertence à paisagem protegida da sua costa oriental.

Este pequeno e encantador recanto fica muito próximo de Naves, uma pequena povoação pertencente ao concelho de Llanes. Gulpiyuri não é a clássica praia repleta de bares de praia, redes de descanso e guarda-sóis, embora nos últimos anos tenha vindo a ser cada vez mais visitada, especialmente por aqueles que fogem das praias convencionais ou da cidade durante o verão.

Da sua areia não será possível contemplar o mar

A primeira coisa que surpreende é o seu reduzido tamanho, uma vez que mede cerca de 40 metros. Não é por acaso que é considerada a praia mais pequena do planeta. No entanto, o que mais chama a atenção é desde a sua areia não se consegue ver o mar. Não é a praia ideal para contemplar o horizonte ou nadar longas distâncias. Por outro lado, as vistas para os belos prados que a rodeiam são maravilhosas.

O mar não é visível desde Gulpiyuri, mas é possível ouvi-lo. As ondas do Cantábrico quebram numas impressionantes falésias a uns 100 metros.

A praia é constituída por areia branca e água salgada de um mar que não se vê. Como é então possível que esta praia exista sem mar na costa asturiana? Embora possa não parecer assim da paisagem, o bravo Cantábrico encontra-se a cerca de 100 metros de Gulpiyuri. De facto, em dias de temporal é comum ouvir-se o embate das ondas nas falésias que a separam do mar.

Como se formou esta maravilha geológica?

A dissolução das rochas calcárias predominantes das falésias nesta área devido à ação do mar "escavou" uma caverna no interior. Finalmente, o tecto da caverna ruiu, deixando um pequeno buraco circular de pouco mais de 40 metros de diâmetro a cerca de 100 metros da costa, que é o que é hoje Gulpiyuri. Portanto, é na realidade uma dolina.

Graças a este processo complexo, a água do mar e os sedimentos infiltram-se no interior graças às cavidades que foram criadas entre as rochas. A sua origem está relacionada com Bufones de Arenillas que está nas proximidades, um dos muitos magníficos exemplos de modelado cársico que podem ser encontrados ao longo da costa asturiana.

Gulpiyuri dolina
Espetacular vista aérea da praia de Gulpiyuri, que é na realidade uma dolina após o colapso do tecto de uma caverna.

Mas, para tomar banho nas suas águas frias e tranquilas, é preciso ir durante a maré alta, porque quando a maré baixa a água desaparece, ficando apenas a areia. Também é preciso ter em conta que a profundidade e o tamanho da área coberta pela água não permite mais do que encharcar-se, estando deitado. No instante da maré baixa há um fenómeno conhecido como drenagem, em que a água escapa pelo mesmo local pelo qual entrou entre as rochas.

Uma praia sem serviços, mas cada vez mais visitada

O acesso a esta maravilha geológica não é muito complicado, uma vez que se tem de caminhar cerca de dez minutos a partir da praia próxima de San Antolín ou começar em Naves, por caminhos largos, sem demasiado desnível. É claro que deve trazer tudo o que precisa para passar o tempo ou o dia, uma vez que não existem serviços de qualquer tipo.

Embora ainda conserve intactas todas as suas características e originalidade, nos últimos anos tem sido observado um aumento significativo de turistas atraídos pelas imagens e vídeos que circulam nas redes sociais. No verão pode mesmo chegar a ficar sobrelotada em certos momentos.

A praia mais pequena do mundo ou o mar mais pequeno do mundo?

Ultimamente tem havido algum debate sobre se é o Mar Cantábrico aquele que banha esta praia ou não, já que tecnicamente poderíamos falar do mar continental de Gulpiyuri, associado ao Oceano Atlântico, com uma única praia na sua costa sul e uma falésia na sua costa norte, tornando-o assim no mar mais pequeno do mundo.

Mas esta não é a única praia "interior" das Astúrias. Em Buelna, outra povoação de Llanes, está a sua "irmã": a praia de Cobijeru. De forma semicircular e constituída por seixos e areia, mede cerca de 30-40 metros e está rodeada por prados, grutas e bosques. As suas águas têm uma profundidade de apenas um metro, e também foi declarada Monumento Natural.