A NASA transmite imagens espetaculares para o seu celular e de graça!

NASA disponibiliza para download gratuito setenta imagens do Sistema Solar e da Via Láctea. Veja abaixo algumas delas e divirta-se!

Pôsteres imagens sistema solar, NASA
A NASA disponibilizou setenta imagens do nosso Sistema Solar para download gratuito. Fonte: NASA.

A beleza do nosso sistema solar é impressionante. São como cores dançantes que se movem pelo céu, revelando-nos a interação dinâmica que temos com o Universo. Agora perguntamos a você, como seria o fundo da tela do seu celular com uma imagem da NASA?

Você não precisa mais imaginar, porque há poucos dias a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA, em inglês), dos Estados Unidos, divulgou setenta imagens do sistema solar. Você pode baixá-las gratuitamente e usá-las como quiser: para trabalhos científicos, educacionais ou até mesmo por hobby. Além disso, existem diferentes versões para download e elas possuem um formato tipo pôster.

Sistema Solar, Sol, NASA
Sistema Solar (esquerda) e o Sol (direita). Fonte: NASA.

Quais são as opções que temos? Em primeiro lugar, a extensão total do sistema solar, onde podemos perceber o quão pequeno nosso planeta é se comparado ao astro rei: o Sol.

Há imagens de todos os planetas que nos cercam. Você poderá contemplar os tons dourados e azuis de Mercúrio ou parte do relevo árido de Vênus. Além disso, há um pôster espetacular da Terra, cuja foto foi tirada do ponto de vista da espaçonave em órbita ao redor da Lua.

Para o planeta Marte, há um mosaico do hemisfério Valles Marineris, criado a partir de imagens dos orbitadores Viking da NASA. Ele está projetado em perspectiva pontual, dando uma visão semelhante à vista de uma nave espacial.

Mercúrio, Saturno, NASA
Mercúrio (esquerda) e Saturno (direita). Fonte: NASA.

Para Júpiter existe apenas uma versão. No entanto, foram obtidas imagens de Saturno que trazem à tona o "jogo" da geometria no Universo. O tom azul de Netuno é imperdível, enquanto as montanhas e planícies de Plutão nos lembram a geografia do Chile, por exemplo.

Você quer uma imagem que estimule sua imaginação? Existe uma versão que contém um conceito artístico, ilustrando a estrutura espiral da nossa galáxia: a Via Láctea.

Via Láctea, Pilares da Criação, NASA
Via Láctea (esquerda) e Pilares da Criação (direita). Fonte: NASA.

Você também encontrará os "Pilares da Criação" da Nebulosa da Águia. Esta imagem foi capturada pelo telescópio espacial Hubble. Os pilares são apreciados em luz visível.

Você gosta das luas de Júpiter? Você tem a oportunidade de apreciar os traços marrom-alaranjados da Europa e os tons verde-oliva com dourado de Io. Na imagem de Ganímides, observa-se uma superfície áspera, enquanto Calisto parece ter sido decorada com pequenas luzes.

Dentro do leque de opções para download, você também encontrará pôsteres da Lua, asteroides e cometas. Nós lhe perguntamos, você já ouviu falar de Ceres? Bem, Ceres é o maior objeto no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. Na verdade, ele constitui 30% da massa total do cinturão.