INMET alerta: Nas próximas horas, o frio chega até mesmo ao Norte do Brasil. Confira estados mais afetados

Uma massa de ar polar fará as temperaturas caírem de maneira abrangente pelo país, atingindo até mesmo estados além da região Sul, como SP, MS, MG, MT, GO, RO e AC.
Ao longo desta quarta-feira (28), um ciclone está se formando na costa leste da América do Sul, na altura do Rio Grande do Sul e do Uruguai. O sistema trará condições de tempo severas para a região Sul, com acumulados de chuva que podem exceder os 200 mm no Rio Grande do Sul e rajadas fortes de vento que podem chegar a 150 km/h na região oceânica.
Mas além disso, logo após o afastamento do ciclone e o avanço da frente fria associada, haverá uma queda das temperaturas que chegará até as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.
Queda forte nas temperaturas ocorre entre Quarta e Quinta
Já ao longo desta noite de quarta-feira (28) e a manhã de quinta-feira (29), há alertas vigentes para uma queda expressiva das temperaturas não somente na região Sul, como também em estados do Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

A queda pode ser superior a 5°C, o que pode trazer riscos à saúde especialmente para a população mais vulnerável, como idosos, crianças, pessoas com quadros de doença já existentes e moradores de rua incapazes de se proteger do frio.
A massa de ar polar promete ser a primeira do ano a atingir de maneira severa grande parte do Brasil. Ao total, diversos estados serão atingidos, entre eles:
- Rio Grande do Sul: Há risco de geada e neve na região serrana.
- Santa Catarina: Há risco de geada e neve na região serrana.
- Paraná: Há risco de geada.
- Mato Grosso do Sul: Temperaturas mínimas ficam abaixo dos 10°C.
- São Paulo: Temperaturas mínimas ficam abaixo dos 10°C.
- Rio de Janeiro: Queda das temperaturas no sul e região metropolitana.
- Minas Gerais: Queda expressiva de temperaturas no triângulo, oeste e sul.
- Goiás: Queda expressiva de temperaturas no sul do estado.
- Mato Grosso: Queda leve das temperaturas em todo o estado.
- Rondônia: Queda leve das temperaturas em todo o estado.
- Acre: Queda leve das temperaturas em todo o estado.
- Amazonas: Queda leve das temperaturas no extremo sul do estado.

Como o frio chegará até a região Norte, essa massa de ar frio pode originar um novo episódio de friagem nos estados mencionados acima, como Rondônia, Acre e extremo sul do Amazonas.
A tendência é de que as temperaturas continuem caindo até a sexta-feira (30), quando atingem um mínimo. Durante a madrugada, grande parte do país registrará temperaturas inferiores a 20°C e os estados de SP, MS, PR, SC e RS registrarão mínimas inferiores a 10°C, como pode ser observado no mapa abaixo.

E de fato, toda a região Sul e diversos municípios do Mato Grosso do Sul, de São Paulo e do Rio de Janeiro não registrarão temperaturas superiores a 20°C ao longo de toda a quinta-feira (29) e sexta-feira (30), mesmo durante a tarde, quanto as temperaturas tendem a subir devido à ação da radiação solar.

Para não ser pego de surpresa pelo frio intenso no seu município, não deixe de acompanhar as atualizações da previsão aqui na Meteored / Tempo.com - e nem de conferir as previsões de temperatura específicas para o seu município que estão disponíveis aqui no portal.