Fim de semana de calor intenso em ao menos 8 estados: início de onda de calor no Brasil; confira

Embora algumas regiões ainda registrem temperaturas muito baixas, temperaturas próximas dos 40°C estão previstas para grande parte do país, o que sinaliza o início de uma onda de calor abrangente.

Sol entre montanhas, clima quente e seco.
Embora algumas regiões registrem frio intenso, temperaturas próximas dos 40°C estão previstas para grande parte do país, iniciando uma onda de calor. (imagem: Bruno Scramgnon)

O próximo final de semana será marcado por contrastes no Brasil. Alguns estados registrarão um frio muito intenso, com temperaturas abaixo dos 10°C, mas em grande parte do país temperaturas de quase 40°C serão registradas.

Isso é sinal de uma tendência de aquecimento que deve ser registrada a partir da semana que vem em boa parte do país, e que já se fará bastante presente nos próximos dias. Por isso, vamos conferir juntos a previsão para este final de semana no país.

Frio ainda predomina em parte do Sul e do Sudeste

Ao leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além de parte de Minas Gerais e de todo o território do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, uma massa de ar frio continuará atuando ao longo do sábado (16) e do domingo (17).

Previsão de temperaturas mínimas no sábado.
Previsão de temperaturas mínimas no sábado mostra que todos os municípios ao leste da região Sul e Sudeste (inclusive as capitais) seguem registrando temperaturas abaixo dos 10°C.

Isso faz com que em praticamente todas as capitais do sul e do sudeste, as temperaturas continuem abaixo da média, com mínimas inferiores a 10°C. Ainda assim, será perceptível um aumento de alguns graus na temperatura entre o sábado e o domingo, tendência que continuará nos dias seguintes.

Calor intenso predomina no restante do país

Enquanto isso, na maior parte do restante do país, as temperaturas atingem valores altíssimos durante a tarde do final de semana. Diversos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste podem, inclusive, registrar temperaturas máximas de 40°C.

Embora a região metropolitana da capital de São Paulo permaneça com temperaturas mais amenas, assim como o litoral sul do estado, no norte paulista temperaturas muito altas podem se formar, chegando a 36°C - o que representa um grande contraste térmico dentro do estado.

De maneira similar, enquanto parte de Minas Gerais continua registrando temperaturas mais amenas (inclusive na capital Belo Horizonte), no Triângulo Mineiro as temperaturas também chegam a patamares mais elevados, próximos dos 36°C ao longo do final de semana.

Previsão de temperaturas máximas no domingo durante a tarde.
Previsão de temperaturas máximas no domingo durante a tarde mostra que diversos estados do país registrarão temperaturas muito próximas dos 40°C, um calor muito intenso para a época.

No entanto, outros estados serão ainda mais afetados pelo calor, registrando temperaturas máximas próximas dos 40°C. São eles:

  • Mato Grosso do Sul (todo o território);
  • Goiás (todo o território);
  • Mato Grosso (todo o território);
  • Tocantins (todo o território);
  • Maranhão (todo o território);
  • Pará (sudoeste e sudeste paraenses)

Além disso, permanecem condições de tempo muito seco que abrange estes mesmos estados e regiões. As umidades relativas podem chegar a valores de até 15% durante este final de semana - maiores do que os registrados ao longo da semana, mas ainda assim muito baixos.

Previsão de umidades relativas mínimas no sábado durante a tarde.
Previsão de umidades relativas mínimas no sábado durante a tarde mostra valores inferiores a 20% em diversos estados, chegando a extremos de até 15% em alguns municípios.

Umidades relativas abaixo de 30% já configuram cenários de atenção, onde se deve tomar precauções para evitar problemas de saúde e também muito cuidado com o risco elevado de propagação de incêndios florestais.

Início de uma possível onda de calor

Previsões indicam que, na próxima semana, as temperaturas no centro-sul do país e boa parte dos estados mencionados permanecerá acima da média, com destaque para o Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo - o que pode acabar configurando uma onda de calor e um período de veranico nestes estados.

Previsão de anomalias de temperatura (modelo ECMWF) entre os dias 18 e 25 de Agosto.
Previsão de anomalias de temperatura (modelo ECMWF) entre os dias 18 e 25 de Agosto destaca uma possível onda de calor se formando no centro-sul do país ao longo da semana que vem.

Isso ocorre devido a uma redução na entrada de frentes frias e massas de ar frio ao longo da segunda quinzena de Agosto, o que faz com que predomine, sobre o Brasil, uma região de alta pressão e uma bolha de ar quente que fará as temperaturas aumentarem significativamente.