Fim de semana de calor intenso em ao menos 8 estados: início de onda de calor no Brasil; confira
Embora algumas regiões ainda registrem temperaturas muito baixas, temperaturas próximas dos 40°C estão previstas para grande parte do país, o que sinaliza o início de uma onda de calor abrangente.
- Mais informações: Umidade relativa extrema de deserto será registrada no Brasil

O próximo final de semana será marcado por contrastes no Brasil. Alguns estados registrarão um frio muito intenso, com temperaturas abaixo dos 10°C, mas em grande parte do país temperaturas de quase 40°C serão registradas.
Isso é sinal de uma tendência de aquecimento que deve ser registrada a partir da semana que vem em boa parte do país, e que já se fará bastante presente nos próximos dias. Por isso, vamos conferir juntos a previsão para este final de semana no país.
Frio ainda predomina em parte do Sul e do Sudeste
Ao leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além de parte de Minas Gerais e de todo o território do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, uma massa de ar frio continuará atuando ao longo do sábado (16) e do domingo (17).

Isso faz com que em praticamente todas as capitais do sul e do sudeste, as temperaturas continuem abaixo da média, com mínimas inferiores a 10°C. Ainda assim, será perceptível um aumento de alguns graus na temperatura entre o sábado e o domingo, tendência que continuará nos dias seguintes.
Calor intenso predomina no restante do país
Enquanto isso, na maior parte do restante do país, as temperaturas atingem valores altíssimos durante a tarde do final de semana. Diversos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste podem, inclusive, registrar temperaturas máximas de 40°C.
De maneira similar, enquanto parte de Minas Gerais continua registrando temperaturas mais amenas (inclusive na capital Belo Horizonte), no Triângulo Mineiro as temperaturas também chegam a patamares mais elevados, próximos dos 36°C ao longo do final de semana.

No entanto, outros estados serão ainda mais afetados pelo calor, registrando temperaturas máximas próximas dos 40°C. São eles:
- Mato Grosso do Sul (todo o território);
- Goiás (todo o território);
- Mato Grosso (todo o território);
- Tocantins (todo o território);
- Maranhão (todo o território);
- Pará (sudoeste e sudeste paraenses)
Além disso, permanecem condições de tempo muito seco que abrange estes mesmos estados e regiões. As umidades relativas podem chegar a valores de até 15% durante este final de semana - maiores do que os registrados ao longo da semana, mas ainda assim muito baixos.

Umidades relativas abaixo de 30% já configuram cenários de atenção, onde se deve tomar precauções para evitar problemas de saúde e também muito cuidado com o risco elevado de propagação de incêndios florestais.
Início de uma possível onda de calor
Previsões indicam que, na próxima semana, as temperaturas no centro-sul do país e boa parte dos estados mencionados permanecerá acima da média, com destaque para o Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo - o que pode acabar configurando uma onda de calor e um período de veranico nestes estados.

Isso ocorre devido a uma redução na entrada de frentes frias e massas de ar frio ao longo da segunda quinzena de Agosto, o que faz com que predomine, sobre o Brasil, uma região de alta pressão e uma bolha de ar quente que fará as temperaturas aumentarem significativamente.