Como será o clima de setembro? As chuvas já podem se espalhar pelo Brasil?

Com a transição para a primavera, será que o clima muda de maneira significativa no Brasil? Qual a possibilidade de chuvas intensas e abrangentes voltarem a atingir o país? Confira a previsão.

Como será o clima de setembro? Chuvas se espalharão pelo Brasil?
Com a transição para a primavera, será que o clima muda de maneira significativa? Chuvas voltam a atingir o Brasil de maneira abrangente? Confira.

Setembro é o mês que simboliza a transição entre o inverno e a primavera. Ainda há possibilidade de incursão de massas de ar frio intensas pelo centro-sul, como ocorreu em Agosto, mas o padrão de chuvas já começa a passar por uma mudança.

O fenômeno La Niña vem atuando e segue consistente durante a primavera. Seus efeitos, no entanto, são indefinidos nas estações de transição como primavera e outono, e outros fenômenos como a Oscilação Antártica (AAO), a Oscilação de Madden-Julian (MJO) e o padrão de temperatura da superfície do Atlântico Sul podem exercer um efeito mais significativo no clima.

Temperatura do Oceano Atlântico Sul

No Oceano Pacífico Equatorial, é possível perceber a presença de uma grande região com temperaturas superficiais mais baixas que o normal, que caracteriza a atuação do La Niña. Previsões indicam que o fenômeno seguirá atuando no clima mundial até o fim do ano.

la niña
Mapa de previsão de anomalia da temperatura da superfície dos oceanos para o mês de setembro.

Já o Atlântico Sul, oceano que banha as costas brasileiras, continua aquecido em sua maior parte, com anomalias mais intensas nas regiões litorâneas do Norte e do Nordeste, o que impulsiona a formação de chuvas no centro-norte do Brasil.

Nas regiões Sul e Sudeste, as águas seguem uma tendência de resfriamento desde Agosto, e se aproximam cada vez mais de uma situação de neutralidade - O que significa que não devem atuar de maneira tão expressiva no clima brasileiro quanto outros fenômenos.

Oscilação Antártica

A Oscilação Antártica (abreviada como AAO) é um índice capaz de traçar a tendência climática com previsibilidade de até uma quinzena. Tendências e/ou valores negativos favorecem a atuação de sistemas de precipitação no centro-sul do país, principalmente na Região Sul.

Mapa de condição registrada (linha cheia preta) e previsão (linhas vermelhas e média em linha tracejada) da Oscilação Antártica.
Mapa de condição registrada (linha cheia preta) e previsão (linhas vermelhas e média em linha tracejada) da Oscilação Antártica.

É possível perceber, no início de setembro, uma tendência de queda, favorecendo a passagem de sistemas transientes como frentes frias e a entrada de massas de ar polar no país. Logo na sequência, no entanto, espera-se um retorno para valores positivos altos.

Isso sinaliza que os eventos de chuva no centro-sul do Brasil ainda não serão tão intensos, mantendo um padrão próximo ao que já foi observado em Agosto ao longo das primeiras semanas do mês.

Oscilação de Madden-Julian

A Oscilação de Madden Julian (abreviada como MJO) é capaz de potencializar ou inibir eventos de precipitação no centro-norte do país, favorecendo movimentos de ascendência ou subsidência de ar sobre o país.

Tendências da Oscilação de Madden-Julian de acordo com os modelos GEFS (mapa à esquerda) e ECMWF (diagrama à direita).
Tendências da Oscilação de Madden-Julian de acordo com os modelos GEFS (mapa à esquerda) e ECMWF (diagrama à direita).

Ao longo de Agosto, a MJO se manteve bastante indefinida. Os modelos ECMWF e GEFS ambos indicam, num geral, que a MJO continuará assumindo valores pouco expressivos durante as primeiras semanas de Setembro, exercendo pouca influência sobre a precipitação no país.

É possível perceber, portanto, que a previsibilidade climática para o mês de Setembro reduz consideravelmente. Ainda assim, as tendências do modelo numérico europeu ECMWF estipulam alguns padrões climáticos a se esperar durante o mês.

Anomalias de precipitação para Setembro

As anomalias de precipitação indicam um início de Setembro relativamente seco na maior parte do país, com volumes de chuva abaixo da média. A tendência tende a mudar ao longo do mês no centro-norte do país, onde as chuvas passam a ficar mais volumosas.

Conforme o início da primavera se aproxima, as chuvas começam a se formar com acumulados mais expressivos especialmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste.
Mapas de previsão semanal de anomalia de precipitação do modelo ECMWF.
Mapas de previsão semanal de anomalia de precipitação do modelo ECMWF.

A exceção é a região Sul. Como retratado também pelo padrão da AAO, a tendência é de que sistemas frontais e ciclones atuem com menor intensidade ao longo de todo o mês, trazendo acumulados de chuva abaixo da média.

Anomalias de temperatura para Setembro

O mês de Setembro se inicia com temperaturas abaixo da média no Sul, Sudeste e boa parte do Nordeste. A tendência de temperaturas mais baixas que o normal se mantém na região Sul, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo durante a maior parte do mês.

Mesmo no fim do inverno, massas de ar frio continuam entrando no continente e trazendo temperaturas baixas, especialmente para as regiões Sul e Sudeste.

No Nordeste, a tendência é de que as temperaturas assumam valores dentro ou acima da média conforme o mês avança; e no Centro-Oeste, as temperaturas caem, como resultado de uma formação mais frequente de nuvens e de chuva.

Mapas de previsão semanal de anomalia de temperatura do modelo ECMWF.
Mapas de previsão semanal de anomalia de temperatura do modelo ECMWF.

Em resumo, como poucas oscilações apresentam sinais de influência significativa no país, é possível esperar que Setembro passe sem desvios significativos da média para nenhuma região brasileira.

Isso não significa, no entanto, que não haverá uma mudança do padrão climática, o que já é uma das características normais esperadas para este mês.

Gradualmente, as chuvas se tornarão mais abrangentes e frequentes no centro-norte do país, enquanto o centro-sul se mantém mais frio e com chuvas mais fracas que o normal. Não deixe de acompanhar as atualizações da previsão aqui no site da Tempo.com.