Narciso: conheça a planta que está ganhando espaço devido à sua beleza e facilidade de cultivo
Esta planta está ganhando destaque pelas suas flores exuberantes e perfumadas e pela facilidade de cultivo, sendo uma opção perfeita para enfeitar ambientes externos ou internos. Saiba mais aqui.

A planta Narciso (Narcissus), da família Amaryllidaceae, é conhecida pelas belas flores que produz, associadas a muitos significados e simbolismos. Ela pode ser cultivada em canteiros ou vasos, podendo complementar a decoração de ambientes internos e externos.
É uma planta ornamental que está ganhando destaque pelas suas flores exuberantes de fragrância doce e marcante, além de não demandar muito esforço para o seu cultivo.
Vamos descobrir aqui as características desta bela flor e como cultivá-la em seu jardim ou em vasos para decorar a sua casa.
As características do Narciso
A flor narciso é conhecida por sua beleza única e aroma suave, e seu nome é inspirado pela famosa história de Narciso, da mitologia grega.
Ela tem mais de 100 espécies com características próprias, como cores e formatos das flores, mas todas são bem semelhantes, variando entre tonalidades de branco e amarelo. Geralmente, a flor mais comum tem pétalas brancas ou amarelas e uma coroa central, chamada de trombeta, que pode ter uma coloração como amarelo intenso, laranja ou até tons mais suaves.

Alguns dos tipos mais populares incluem:
- Narciso Trombeta (Narcissus pseudonarcissus): a mais icônica, com flores amarelas vibrantes em forma de trombeta, com uma coroa central longa e mais escura.
- Narciso Jonquilla (Narcissus jonquilla): possuem flores menores e intensas, com cores que variam de amarelo a laranja.
- Narciso Poético (Narcissus poeticus): também conhecido como narciso-dos-poetas, é a espécie caracterizada por suas flores brancas com uma coroa central amarela ou alaranjada, muitas vezes com bordas avermelhadas.
- Narciso Triandrus (Narcissus triandrus): também conhecida como "Lágrimas de Anjo", é caracterizada por suas flores pendentes e delicadas, com pétalas que se curvam para trás. Produz várias flores por haste, de cor branca ou amarela.
Nativa do Mediterrâneo e da Ásia, a planta prefere climas frios e tende a entrar em dormência após a floração. Mas consegue se adaptar a regiões quentes, como o Brasil, mesmo quando plantada em jardins.
A beleza é o que mais chama a atenção nesta planta: possui caule alongado, folhas lineares e hastes florais proeminentes, variando entre 15 e 30 cm de altura, com flores elegantes, simétricas e de aroma suave.
Como cultivar narcisos
A planta exige pouco trabalho, mas alguns cuidados são necessários. Primeiramente, escolha o local para plantar: os narcisos prosperam em locais ensolarados ou parcialmente sombreados. Pode ser no seu jardim, em canteiros ou em vasos.
Plantando diretamente na terra: o solo deve ser rico em matéria orgânica e ter uma boa drenagem. Em áreas de temperatura amena, ele pode ficar exposto ao sol, em locais com umidade moderada. Deixe uns 10 cm de distância entre os bulbos e aproximadamente 7 cm de profundidade, plantando-os virados para cima.
Plantando em um vaso: Coloque os bulbos dos narcisos no solo adubado e também com boa drenagem, e virados para cima, com profundidade de 3 cm a 7 cm. Dica: em locais muito quentes, é preferível plantá-los em vasos, com exposição solar apenas na parte da manhã ou fim da tarde.
Sobre a rega, ela deve ser moderada: mantendo-se a terra/solo sempre úmida, mas sem encharcar a flor, para não apodrecer os bulbos. E sobre a adubação, ela pode ser feita apenas uma vez, no início do crescimento das folhas.
Ah, e lembre-se: os narcisos são flores tóxicas, portanto, mantenha-os longe do alcance de crianças e animais de estimação.
Referências da notícia
Essa flor está ganhando brilho por sua facilidade de cultivar e beleza exuberante. 13 de julho, 2025. Portal Uai Redação.
Conheça a planta narciso e aprenda como cultivá-la. 16 de junho, 2023. Blog Petz.
Narciso flor: significado e beleza na primavera. 2025. Westing.