Por que as nuvens de tempestade são escuras?

Quando notamos a aproximação de nuvens escuras, sabemos que haverá grande possibilidade de chuva. Como é possível uma nuvem, que contém somente água ficar praticamente negra?

Nubes negras
As nuvens podem alcançar tons muito escuros.

Nos fascina a quantidade de cores que o céu pode ter. A mudança da posição do sol no céu, juntamente com uma meterologia em constantes mudanças, faz com que poucas cores da paleta escapem ao nossos olhos. O nascer do sol com cores quentes, o céu azul, o arco-íris ... uma grande variedade que os pintores, desde os tempos antigos, nunca deixaram de expressar em suas obras.

Em diversas ocasiões, as nuvens intervém no design das peculiares cores que podemos observar. As nuvens altas e o cirros, podem originar um entardecer com tons alaranjados. Ou podem provocar uma manhã cinzenta, na presença de névoa.

As nuvens, por si só, também podem ter cores diferentes, dependendo de como a luz do sol as atinge. Então é hora de lembrar do que uma nuvem é feita.

Por que a maioria das nuvens são brancas?

Ao contrário do que pensam as pessoas, uma nuvem não está composta de vapor de água. O vapor de água é transparente e agora mesmo te rodeia enquanto você lê esta frase. Na realidade, uma nuvem é formada por milhões e milhões de minúsculas gotículas de água. São tão pequenas, que podem permanecer flutuando no céu.

Quando a luz do sol atinge a cada uma dessas partículas de água, que podemos considerar como esféricas e transparentes, ela sofre desvios para diferentes direções. A parte mais importante deste processo, é que a mesma quantidade de luz solar que chega até a nuvem é refletida. Como a luz do sol é branca, o resultado será que a nuvem também será branca.

Por que as nuvens de tempestade são escuras ou negras?

A primeira vista pensamos ser ilógico que uma nuvem possa ser cinza ou quase negra, se o seu conteúdo é somente água. O que acontece neste caso? Na verdade, só vemos a nuvens escuras apenas da superfície, quando estamos na terra. Ou seja, vemos a base das nuvens desta forma. Se durante uma tempestade subimos em um avião, do céu as veremos sempre de cor branca. Isto nos dá uma pista do que acontece.

Quando uma nuvem possui um grande desenvolvimento vertical, essa mesma nuvem faz sombra a si mesma. A luz do sol é incapaz de chegar até a parte inferior da nuvem, se houver uma grande densidade de partículas. Por este motivo, escurece. Não por causa de seu conteúdo, mas porque a luz não chega à base da nuvem.

Desde um avião nunca vermos as nuvens escuras ou negras, porque o sol está por cima delas e não há possibilidade de se criar sombras.