Morning Glory, a nuvem mais espetacular que você verá no céu

Poucas nuvens no mundo foram batizadas com nome próprio. Uma delas é a 'Morning Glory', na Austrália, uma espécie de nuvem baixa com aparência espetacular.

morning glory, nuvem rolo
Vista aérea de nuvens 'Morning Glory' (stratocumulus volutus). Crédito: Mick Petroff, NASA.

As nuvens podem nos proporcionar espetáculos incomparáveis, uma delas é aquela conhecida como 'Morning Glory' na Austrália, ou nuvem rolo aqui para nós, que deixa sem palavras todos que têm a sorte de presenciar isso. São nuvens inofensivas, por isso são seguras de observar e são uma peça cobiçada por fotógrafos e aficionados.

Que fenômeno é esse?

Trata-se de nuvens tubulares baixas visíveis no início da manhã, logo após o nascer do sol. O nome técnico destas nuvens é a espécie volutus e estão associadas a nuvens baixas (estratocumulus) e mais excepcionalmente a nuvens médias (altocumulus). São visíveis no final da estação seca (de setembro a meados de novembro) no Golfo de Carpentaria, a nordeste da Austrália.

Stratocumulus volutus são rolos de nuvens com largura típica de 1 ou 2 km e comprimentos superiores a 100 km, às vezes ocupando todo o céu a partir do horizonte. Estas nuvens podem viajar sozinhas ou em grupos e mover-se rapidamente, a velocidades médias de 30-45 km/h.

Ondas atmosféricas

As nuvens volutus representam a parte visível de uma onda atmosférica. Assim como existem ondas no mar, também existem ondas atmosféricas, pois o ar é um fluido como a água, sujeito a turbulências. Estas ondas podem ser geradas pela interação do fluxo de ar com um obstáculo orográfico, por exemplo.

Você tem que imaginar a onda como um rolo tubular horizontal onde o ar gira em relação ao solo. Na parte ascendente, a caminho da crista, o ar sobe, esfria e condensa, formando a nuvem visível. Na parte descendente, o ar desce, aquece e a nuvem desaparece. Os estratocumulos volutus são, portanto, a parte visível das ondas que os acompanham.

Efeitos na superfície

A passagem de ondas associadas aos stratocumulus volutus produz oscilações de pressão na superfície, facilmente detectáveis em um barógrafo. Após as ondas, a pressão aumenta e permanece estável por várias horas. Em alguns casos, o salto de pressão é superior a um milibar em poucos minutos.

Os Stratocumulus raramente produz precipitação, e quando produz é sempre fraca. No stratocumulus volutus, o desenvolvimento vertical da nuvem não costuma ultrapassar os 1.000 metros, portanto a precipitação é rara nestes casos. O fenômeno da 'Morning Glory' ocorre em estratos de ar estáveis, ou seja, em condições anticiclônicas.

Com a passagem dessas nuvens o vento costuma aumentar, tornando-se tempestuoso e mudando de direção. A sua duração geralmente não ultrapassa 5 minutos. Embora o vento associado à 'Morning Glory' raramente seja intenso, estas nuvens são monitoradas nos aeroportos devido às mudanças bruscas de direção que podem afetar a organização das decolagens e aterrissagens.