O mistério de Shanay-Timpishka, o rio peruano que ferve

Considerado uma lenda por vários séculos, no centro da Amazônia peruana encontramos um pequeno rio cujas temperaturas se aproximam dos 100ºC. Como isto é possível se o vulcão mais próximo se encontra a 700 quilômetros de distância? Te contamos aqui.

Os conquistadores espanhóis que sobreviviam às expedições na selva peruana, hoje em dia muito ameaçada pelo desmatamento, contavam histórias sobre um rio da Amazônia que fervia os animais ou pessoas que nele caíam, levando-os à morte. Considerado até poucos anos como uma lenda, este lugar enigmático realmente existe, sendo cuidado pelas tribos da região.

O nome dado pelos índios a este rio é Shanay-Timpishka, que tem mais de 6 quilômetros de extensão e cujo nome significa "cozido com o calor do sol". Em algumas partes do rio foram medidas temperaturas superiores a 95ºC, num canal que atinge 25 metros de largura e uma profundidade máxima de 5 metros. O vulcão mais próximo fica a cerca de 700 km de distância. Então, qual é a explicação para este fenômeno? A mais aceita é de que a água tão quente que dá origem ao rio vem do manto do planeta, alcançando a superfície através de fissuras.

Embora possa parecer tentador tomar um banho neste rio, deve-se lembrar que quando a temperatura da água excede os 47ºC a pele começa a queimar. Muitos animais e pessoas já morreram neste rio quando caíram nele e foram, literalmente, cozinhados vivos. Surpreendentemente, há vida nestas águas, especialmente algas, com modificações de ADN que as tornam capazes de resistir a esta temperatura. É, sem dúvida, um lugar fascinante!

youtube video id=tFmiBO4AwpY