Abundância de hidrogênio na Terra: ele se tornará o combustível do futuro?

Em um contexto de aquecimento global, o hidrogênio surge como uma solução promissora. Este elemento químico revolucionará nosso sistema energético? Será ele o combustível do futuro?

hidrogênio
O hidrogênio se tornará o combustível do futuro?

O hidrogênio é o elemento químico mais abundante no Universo e atrai cada vez mais atenção. É o elemento químico que aparece primeiro na tabela periódica dos elementos de Mendeleev, com o símbolo da letra “H”.

O hidrogênio é incolor, inodoro e insípido. O hidrogênio diatômico (H₂) é o mais leve dos gases. Este elemento químico está muito presente na Terra. É encontrado principalmente ligado a outros elementos, como a água (H₂O), e por isso deve ser extraído antes de poder ser usado.

Extração e produção de hidrogênio

Agora é possível produzir hidrogênio de diferentes maneiras.

O método de eletrólise consiste em quebrar as moléculas de água, utilizando uma corrente elétrica proveniente de energias renováveis, para obter oxigênio (O2) por um lado e hidrogênio (H2) por outro. Quando a eletricidade provém de fontes renováveis, o hidrogênio obtido é denominado “hidrogênio verde”.

O hidrogênio também pode ser produzido pela reforma do metano (CH4). Esta é uma técnica para produzir hidrogênio usando o CH4 proveniente do gás natural ou biometano. Este método é mais barato que a eletrólise, mas produz CO₂. O hidrogênio obtido é denominado hidrogênio “cinza”.

hidrogênio
Graças ao investimento, o hidrogênio poderá desempenhar um papel fundamental na transição energética global no futuro.

Finalmente, a pirólise do metano é uma técnica que produz hidrogênio e carbono sólido, reduzindo assim as emissões de gases de efeito estufa (GEE).

As diferentes aplicações do hidrogênio

O hidrogênio é usado hoje como combustível. Pode abastecer veículos equipados com células de combustível, produzindo água como único resíduo. Também é usado na indústria para produzir amônia para fertilizantes, refino de petróleo e como agente redutor no processamento de metais.

Por último, o hidrogênio é utilizado para armazenar energia produzida a partir de fontes renováveis (solar e eólica), o que nos permite responder ao problema da variabilidade na produção de energia solar e eólica.

Rumo a uma revolução no setor energético?

O hidrogênio poderia reduzir significativamente as emissões de GEEs. Na verdade, o seu desenvolvimento em larga escala lhe permite substituir os combustíveis fósseis. O hidrogênio também oferece grande flexibilidade porque pode ser produzido a partir de diversas fontes. Finalmente, pode ocorrer quando a oferta de energia renovável excede a procura, armazenando assim o excesso de energia.

Muitos desafios

Apesar do seu enorme potencial, o hidrogênio enfrenta diversas dificuldades. As dificuldades incluem os elevados custos de produção (especialmente para o hidrogénio verde), as infraestruturas de transporte e armazenamento e a necessidade de adaptar as tecnologias existentes para a sua utilização.

No entanto, graças aos avanços tecnológicos e a um aumento considerável nos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, o hidrogênio poderá desempenhar um papel fundamental na transição energética global no futuro.