Abastecimento de água de bilhões de pessoas em risco

A disponibilidade de água nas montanhas está ameaçado pelas mudanças climáticas e pela crescente demanda, segundo uma nova pesquisa. Um quarto da população do mundo depende desses sistemas de água.

Himalayan mountains
Os cientistas identificaram o risco para as comunidades que dependem das montanhas para o seu abastecimento de água.

As fontes de água das montanhas estão em risco, em muitos casos críticos, devido às ameaças das mudanças climáticas, aumento da população e má administração dos recursos hídricos, segundo os cientistas.

Mais de 30 cientistas em todo o mundo avaliaram os 78 sistemas de água baseados em geleiras em todo o planeta e, pela primeira vez, os classificaram em ordem de importância para as comunidades que vivem nas planícies próximas, bem como sua vulnerabilidade a futuras mudanças ambientais e socioeconômicas.

Esses sistemas, conhecidos como torres de água nas montanhas, armazenam e transportam água através de geleiras, blocos de neve, lagos e córregos, fornecendo recursos hídricos inestimáveis para 1,9 bilhão de pessoas - aproximadamente um quarto da população mundial.

Sistemas mais vulneráveis

A pesquisa, publicada na revista Nature, descobriu que o sistema de montanhas mais utilizado pelas pessoas para a água é a torre de água Indus na Ásia. É constituído por áreas da cordilheira do Himalaia e abrange partes do Afeganistão, China, Índia e Paquistão.

Outras torres de água vulneráveis identificadas pelos cientistas incluem os Andes do sul no Chile e Argentina, as Montanhas Rochosas nos EUA e Canadá e os Alpes europeus.

Um dos cientistas que contribuíram para o estudo, Dr. Tobias Bolch, da Escola de Geografia e Desenvolvimento Sustentável da Universidade de St. Andrews, disse: “A perda projetada de gelo e neve e o aumento da necessidade de água tornam bacias densamente povoadas, localizadas em regiões áridas, como a bacia do Indus, no sul da Ásia ou a bacia Amu Darya, na Ásia Central, altamente vulneráveis no futuro.”

Jonathan Baillie, vice-presidente executivo e cientista chefe da National Geographic Society, que apoiou a pesquisa, disse: “As montanhas são lugares icônicos e sagrados ao redor do mundo, mas o papel crítico que desempenham na manutenção da vida na Terra não é bem conhecido. "

Preservação necessária

A pesquisa ajudará os tomadores de decisão locais e globais a priorizar onde ações devem ser tomadas para proteger os sistemas montanhosos, os recursos que eles fornecem e as pessoas que dependem deles, afirma Baillie.

As políticas e estratégias de conservação e adaptação às mudanças climáticas devem ser desenvolvidas especificamente para que as montanhas protejam os ecossistemas e as pessoas que dependem deles, concluíram os cientistas.