Conheça a ilha misteriosa que vista do alto parece uma criada digitalmente

Às vezes, as ilhas podem ter formatos muito surpreendentes, e hoje mostramos um ótimo exemplo disso: vista do alto, parece que você está vendo uma enorme impressão digital! Que lugar é este? Te contaremos aqui.

ilha, impressão digital
Ilha misteriosa na Croácia que parece uma enorme impressão digital vista do alto. Créditos: Julien Duval/Amazing Aerial Agency.

No nosso planeta existem ilhas com formatos que se assemelham, tendo um pouco de imaginação, a dinossauros, corações, caveiras ou meia-lua, e que ainda hoje permanecem intocáveis. Por outro lado, outras têm a forma de uma palmeira ou de um mapa-múndi e são ocupadas por hotéis e casas de luxo (ou grandes centros comerciais). Por exemplo em Dubai, embora neste caso sejam ilhas artificiais.

Na Croácia, uma das 249 ilhas que fazem parte do arquipélago de Sibenik se tornou muito conhecida nos últimos anos. Tem apenas 0,14 quilômetros quadrados de área e um litoral de 1.431 metros. É uma ilhota rochosa. Então, por que ela se tornou tão famosa?

Qual a origem dos misteriosos muros de pedra?

Estamos falando de Baljenac. Nesta surpreendente ilhota podemos encontrar uma antiga rede de muros de pedra baixos, que no total somam cerca de 23 quilômetros de comprimento, formando uma espécie de matriz de raízes que a faz parecer uma impressão digital humana vista do alto!

A origem destas paredes de pedra permanece um mistério, embora durante os séculos XVI e XVII tenha servido de refúgio aos cristãos que corriam perigo com a chegada dos otomanos, pelo o que poderiam ter começado a construir alguns muros de pedra para fins puramente defensivos.

No entanto, de acordo com o Escritório Nacional de Turismo da Croácia, foram fazendeiros da ilha vizinha de Kaprije que construíram essas paredes no século XIX, usando uma técnica conhecida como "paredes de pedra seca", que consiste em empilhar e encaixar cuidadosamente as rochas. É muito comum na Europa mediterrânica e, de fato, desde 2018 esta arte foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Uma defesa contra o vento forte e o sal marinho

Primeiro, eles limparam a vegetação selvagem de Baljenac para dar lugar a figueiras, cítricos e videiras, e então começaram a colocar as pedras. E assim sucessivamente até construir cerca de 23 quilômetros (a maior concentração por superfície) de paredes em uma ilha cuja área total é de apenas 0,14 quilômetros quadrados.

youtube video id=-1-ZIMpoOxM

Assim, o principal objetivo dos agricultores da ilha vizinha de Kaprije foi proteger as plantações do forte vento e do sal marinho. Não se deve esquecer que o que impulsiona a economia das ilhas croatas é a viticultura, a olivicultura, a pesca e o turismo. Em outras regiões mediterrânicas, os muros protegem as encostas da erosão e separam avenidas.

Pode visitar?

Como curiosidade, atualmente, Kaprije, a ilha vizinha, tem uma população de apenas 150 habitantes e carros são proibidos. Em outras ilhas do arquipélago também existem estes muros, mas Baljenac destaca-se precisamente por apresentar a maior concentração deles, e que vista do alto parece uma enorme impressão digital humana.

Em outras ilhas do arquipélago também existem estes muros, embora em Baljenac a concentração seja muito maior.

Por enquanto, a Croácia pediu à UNESCO que incluísse Baljenac em sua lista oficial de Patrimônios da Humanidade. Se você quiser conhecer esta ilhota única, o Escritório Nacional de Turismo da Croácia organiza passeios de barco. Claro que não é permitido desembarcar na ilha, apenas rodeá-la, já que não há docas ou algo parecido para atracar.