Cinco tornados simultâneos no México!

Cinco tornados chamaram a atenção dos habitantes da comunidade de San Nicolás Buenos Aires, Puebla, com pouca distância entre eles. As imagens impressionantes do fenômeno se espalhou pelo mundo em minutos.

5 tornados no México
O fenômeno ocorreu em San Nicolás Buenos Aires, Puebla. Fotografia: Morán de la Mora

A tarde do dia primeiro de maio foi marcada pela formação peculiar de uma série de tornados na região de San Nicolás Buenos Aires, Puebla, no México. Nas imagens que circulavam pelas redes sociais, é possível ver até 5 turbilhões que ocorreram com pouca distância entre si.

Esse fenômeno meteorológico, raramente visto, se trata de tornados do tipo "landspout" e não estão associados à supercelulas. O ocorrido chamou a atenção dos habitantes desta comunidade de Puebla, onde, após uma tarde chuvosa, acompanhada de granizo e vento forte, foram registrados em diferentes pontos da cidade.

Não é a primeira vez que tornados são relatados na província de Puebla. O evento mais recente ocorreu em 20 de abril, quando a formação de dois vórtices e uma intensa queda de granizo atingiu os municípios San José Chiapa, Puebla e Huamantla, Tlaxcala, resultando na morte de um jovem de 19 anos.

A Diretoria de Proteção Civil do Estado informou no mesmo dia que tempestades com fortes chuvas, atividade elétrica e queda de granizo ocorreram no vale de Angelópolis, no vale de Serdán, no Atlixco Matamoros, nas montanhas norte e nordeste de Puebla.

Para os próximos dias, a previsão é de tempo mais firme sobre todo o território do México. No entanto, a partir da quarta-feira (06), um sistema de baixa pressão se forma sobre a porção sul do país com potencial para ocorrência de tempestades.