Calor extremo: incêndios florestais não dão trégua na Grécia e Turquia

O calor extremo no sul da Europa continua, com máximas atingindo valores de até 45°C e incêndios ocorrendo em toda parte. Confiras as informações e as imagens impressionantes.

Grécia e Turquia estão lutando contra uma onda de calor histórica. Na última quarta-feira (04) as temperaturas foram ligeiramente mais baixas do que no início da semana, mas ainda assim foram registrados até 45°C. Na Turquia, o termômetro subiu aos 43°C, com um novo recorde de calor foi estabelecido em muitas estações meteorológicas. A seca é evidentemente intensificada pelo calor extremo.

Muitos hectares já estão em chamas nos dois países. Mas não é só aí que o fogo arde. Os países vizinhos também relatam cada vez mais incêndios florestais. O intenso calor agrava cada vez mais a seca, sendo uma faísca o suficiente irromper uma catástrofe. Infelizmente, já houve muitas mortes, especialmente na Turquia. Mesmo com os alertas, algumas pessoas se recusaram a sair de suas residências encontrando um destino fatal.

Uma nuvem de fumaça e cinzas paira sobre a cidade de Atenas. Nas ruas você pode sentir o fogo nos portões da capital grega. Até agora, a metrópole foi amplamente poupada dos incêndios. Mas ninguém pode dizer por quanto tempo isso vai durar.

Os incêndios são particularmente mais intensos na Turquia, com maior número de mortos e feridos. Nos próximos dias, a previsão é de manutenção do tempo seco e quente, com temperaturas passando dos 40°C até pelo menos o início da próxima semana.