Aventuras ao ar livre no Rio de Janeiro: trilhas sombreadas para fugir do calorão
Com as altas temperaturas que estão sendo registradas na cidade carioca, as trilhas em meio a natureza são ótimas opções de lazer para driblar o calor. Veja aqui algumas dicas de passeio para você aproveitar.

A cidade do Rio de Janeiro está enfrentando um período de muito calor, com temperaturas que podem atingir a marca dos 40ºC e sensação térmica bem acima disso. E com todo esse calor, uma ótima opção de lazer é curtir trilhas em meio a natureza, com muita sombra e belas paisagens.
Para isso, trazemos aqui algumas dicas de trilhas imperdíveis na cidade carioca para você escapar do calor, seja com os amigos ou com a família. Vale a pena colocá-las na sua lista de passeios!
Trilhas imperdíveis na cidade do Rio de Janeiro para escapar do calorão
As trilhas que falaremos aqui ficam no Parque Nacional da Tijuca (PNT), uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza, de muita beleza e com muitas atividades para fazer.
Uma das trilhas do parque, inclusive uma das mais famosas, é a Trilha Parque Lage x Corcovado que, como o nome já menciona, vai até o Corcovado partindo do Parque Lage. Ela tem o seu acesso pela rua Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e leva o visitante até o Corcovado, passando pelas Paineiras.

Através desta trilha você pode chegar até o monumento do Cristo Redentor, onde é possível contemplar a vista panorâmica da cidade carioca. A duração do percurso de ida da trilha é de, em média, 4 horas, e ela não é recomendada para menores de 10 anos e pessoas que não estão acostumadas a fazer trilhas, já que ela tem trechos muito íngremes, que exigem bastante esforço físico.
Outra opção é a nova trilha do Parque, inaugurada em dezembro de 2024 e batizada de Trilha Paineiras X Corcovado. O trajeto se dá entre o Centro de Visitantes Paineiras e o Corcovado, e abriga uma nova atração: o Mirante Cartão Postal, feito com “muros” de vidro e tem uma vista panorâmica incrível da cidade do Rio de Janeiro. A trilha é totalmente gratuita, o que é cobrado é o valor para chegar perto do monumento do Cristo.
A Trilha Transcarioca é outra opção. O percurso total, de aproximadamente 180 km, sai da Barra de Guaratiba e segue até o Morro da Urca, aos pés do Pão de Açúcar, integrando nove unidades de conservação, incluindo o PNT.
Claro, esta trilha é longa, mas ela pode ser percorrida na sua integralidade ou em seções, de acordo com a aptidão e a disponibilidade de tempo de cada um. E durante seu trajeto, o visitante terá a oportunidade de apreciar atrativos naturais pouco conhecidos da cidade e ter acesso a áreas como o Sítio Burle Max, o Parque Estadual da Chacrinha, o Museu do Açude e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro .

Nossa última dica é a Trilha dos Estudantes. Esta é de fácil acesso, locomoção e orientação, podendo ser feita por crianças a partir dos 4 anos e sendo muito utilizada para visitações e passeios escolares.
No início desta trilha, subindo o Rio Tijuca, há a bela Cascatinha Taunay. Logo depois, o visitante encontra a charmosa Capela Mayrink. E por fim, há uma exposição permanente, chamada “Uma floresta na metrópole”, no Centro de Visitantes, o destino final da trilha.
Referências da notícia
Trilhas são opções de passeios com belas paisagens e sombra para driblar o calorão do Rio. 10 de fevereiro, 2025. Ana Lucia Azevedo.
Trilhas para o Corcovado. 2025. Parque Nacional da Tijuca.
Trilha Transcarioca. 2025. Parque Nacional da Tijuca.
Trilha dos Estudantes. 2025. Parque Nacional da Tijuca.