A arrepiante captura de bombeiros canadenses: um enorme tornado de fogo raro

Um novo fenômeno ocorrido durante os incêndios florestais devastadores na Colúmbia Britânica, Canadá, destaca a extrema complexidade dos fogos. O que aconteceu? Saiba aqui.

Tornado de fogo
Um tornado de fogo, fenômeno pouco comum, filmado durante os incêndios florestais no Canadá.

A meteorologia desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de incêndios florestais. Mas o próprio fogo pode, por sua vez, mudar as condições climáticas, criando o seu próprio ambiente com fenômenos tão estranhos, como esse do vídeo filmado por um bombeiro alguns dias atrás durante os incêndios na Colúmbia Britânica (Canadá).

A onda implacável de incêndios florestais vem atingindo o Canadá desde março. A intensidade aumentou em junho e todas as províncias do país foram afetadas.

Até 21 de agosto, mais de 5.800 incêndios foram declarados no país, afetando 15 milhões de hectares. Isto representa 4% da área florestal total e é seis vezes superior à média anual. Cinco mortes foram relatadas e 156 mil pessoas foram evacuadas de suas casas.

Tornado, tempestade de areia ou tromba d'água?

Vamos analisar três fenômenos aparentemente muito semelhantes entre si, mas cujas diferenças estão na resposta ao fenômeno captado em vídeo.

Tornado

Nas imagens, é possível ver um funil girando violentamente sobre as águas de um lago. A água pulverizada próximo à superfície mostra a presença de ventos intensos, de cerca de 90 km/h. A duração e extensão do fenômeno sugerem um tornado, conectado à base de uma nuvem de desenvolvimento vertical (cúmulos ou cumulonimbus).

Um tornado é uma coluna de ar em rotação violenta que geralmente está conectada à base de uma nuvem. Os tornados podem se formar sobre a terra ou sobre grandes massas de água. Neste último caso, são chamadas de trombas d'água.

dust devil
Tempestades de poeira se formam em terras áridas, onde há forte aquecimento superficial. Em áreas de incêndio, podem dar origem a redemoinhos de fogo.

Tempestade de poeira e “redemoinho de fogo”

Tempestades de poeira são pequenos vórtices que se formam em superfícies muito quentes, como desertos. Não são considerados tornados porque não têm ligação com a base de uma nuvem (nuvem funil), mas se formam em boas condições climáticas, com céu limpo. Eles são menos intensos, e de menor tamanho e duração do que os tornados.

O ambiente de um incêndio é um local propício para a formação de tempestades de poeira, como as vistas perto do observatório astronômico Izaña, em Tenerife. O forte aquecimento da superfície gera bolsas térmicas: ar quente (menos denso que o ar circundante) que gira e se estira verticalmente. Os ventos rotativos em tempestades de poeira podem sugar as chamas de um incêndio próximo, formando o que é conhecido como “redemoinhos de fogo”.

youtube video id=HxFdEHm0b48
Muito provavelmente foi um tornado provocado pela chegada de uma frente fria na região. As fortes subidas de ar no núcleo ardente do fogo interagiram com o ar mais frio nos níveis médios da troposfera.

Está descartado que o fenômeno do vídeo seja uma tempestade de poeira, pois ela se dissolveria ao tocar a água, e o redemoinho pareceria bem menor e desorganizado.

Um fenômeno potencialmente mortal

Um tornado dentro de um violento incêndio florestal é a pior de todas as combinações! Os ventos fortes associados podem espalhar as chamas em alta velocidade, embora em uma área pequena.

A natureza imprevisível dos tornados e das tempestades de areia os tornam fenômenos mortais para as pessoas que estão nas proximidades, incluindo os bombeiros. É por esta razão que a meteorologia desempenha um papel crucial no desenvolvimento de um incêndio. Fenômenos em microescala, como tornados, podem mudar o curso dos acontecimentos.