Nos meses de inverno, as zonas localizadas em latitudes maiores aos círculos polares passam por períodos em que o Sol não surge acima do horizonte, fenômeno conhecido como “noite polar”.
Pedro Gavidia
Redator - 3 artigosFormado em Geografia pela Universidade de Valência desde 2009, Pedro possui uma ampla formação avançada em meteorologia, climatologia e meio ambiente. Como formação acadêmica, ele possui dois mestrados oficiais: ‘Técnicas para a gestão do Meio Ambiente e Território’ da UV e ‘Climatologia Aplicada e Meios de Comunicação’ da Universidade de Barcelona. Além disso, conseguiu o Diploma de Pós-Graduação ‘Proteção, Conservação e Gestão de Espaços Naturais Protegidos’ da Fundação ADEIT e também o certificado de ‘Estratégias para ganhar. Meteorologia em todo o mundo’ da UB.
Sua experiência profissional iniciou em 2009 no Centro de Estudos Ambientais do Mediterrâneo e, posteriormente, realizou colaborações na Rádio Barcelona-Cadena SER e na Televisão de Badalona. Depois, trabalhou como Guarda Rural junto à Câmara Municipal de Ayora, realizando seu próprio projeto de vigilância meteorológica e climatológica das florestas do município, relacionando tudo isto com a prevenção de incêndios e a avaliação das áreas naturais mais afetadas pela escassez de chuvas. Também participou da elaboração e redação de vários relatórios para o Ministério da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural da Junta Comunitária de Castilla-La Mancha, como o ‘Estudo sobre efeitos constatados e percepção da Mudança Climática no meio rural de Castilla-La Mancha’ e ‘Guia informativo dos espaços naturais protegidos de Castilla-La Mancha’.
Atualmente, Pedro Gavidia administra sua própria página de Facebook (MeteoAyora) ao mesmo tempo em que colabora com diferentes meios de comunicação no âmbito meteorológico, como: EsRadio Onda Requena, Radio Ayora o Infojúcar. Desde o ano de 2017 faz parte da equipe de colaboradores da Meteored.
Artigos de Pedro Gavidia
Nas zonas climáticas mais frias e extremas de nosso planeta habitam muitas espécies de animais que estão perfeitamente adaptadas para desenvolver suas vidas normalmente, em tais ambientes hostis.
Conheceremos as curiosas reações de um grande número de seres vivos quando há alterações na atmosfera. Ligeiras variações das massas de ar que nos rodeiam e que nós seres humanos não percebemos, afetam muitas vezes na aparência ou comportamento das plantas e animais.