tempo.com
Pedro Gavidia

Pedro Gavidia

Redator - 3 artigos

Licenciado em Geografia pela Universidade de Valencia desde 2009, Pedro tem uma vasta formação superior em meteorologia, climatologia e ambiente. Como formação académica tem dois mestrados oficiais: ‘Técnicas para a gestão do Ambiente e do Território’ da UV e ‘Climatologia Aplicada e Meios de Comunicação Social’ da Universidade de Barcelona. Além disso, obteve o Diploma de Pós-Graduação ‘Proteção, Conservação e Gestão de Espaços Naturais Protegidos’ da Fundação ADEIT e também o certificado de ‘Estratégias para vencer. Meteorologia na volta ao mundo’ da UB.

A sua experiência profissional começou em 2009 no Centro de Estudos Ambientais do Mediterrâneo e posteriormente, colaborou com a Radio Barcelona-Cadena SER e na Televisión de Badalona. Mais tarde, trabalhou como Guarda Rural na Câmara Municipal de Ayora, levando a cabo o seu próprio projeto de monitorização meteorológica e climatológica do núcleo florestal daquele município, relacionando tudo isto com a prevenção de incêndios e a avaliação das áreas naturais mais afetadas pela escassez de chuva. Também participou na elaboração e redação de vários relatórios para o Departamento de Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento Rural da Junta de Comunidades de Castilla-La Mancha, como o ‘Estudio sobre efectos constatados y percepción del Cambio Climático en el medio rural de Castilla-La Mancha’ e ‘Guía divulgativa de los espacios naturales protegidos de Castilla-La Mancha’.

Atualmente, Pedro Gavidia gere a sua própria página de Facebook (MeteoAyora) enquanto colabora para diferentes meios de comunicação social no âmbito meteorológico, como EsRadio Onda Requena, Radio Ayora o Infojúcar. Desde 2017 que faz parte da equipa de colaboradores da Meteored.

Artigos de Pedro Gavidia

As cidades com mais “noites polares” do mundo
Ciência

As cidades com mais “noites polares” do mundo

Nos meses de inverno, as zonas localizadas em latitudes maiores aos círculos polares passam por períodos em que o Sol não surge acima do horizonte, fenômeno conhecido como “noite polar”.

Os animais mais resistentes ao frio
Atualidade

Os animais mais resistentes ao frio

Nas zonas climáticas mais frias e extremas de nosso planeta habitam muitas espécies de animais que estão perfeitamente adaptadas para desenvolver suas vidas normalmente, em tais ambientes hostis.

A previsão do tempo dos seres vivos
Ciência

A previsão do tempo dos seres vivos

Conheceremos as curiosas reações de um grande número de seres vivos quando há alterações na atmosfera. Ligeiras variações das massas de ar que nos rodeiam e que nós seres humanos não percebemos, afetam muitas vezes na aparência ou comportamento das plantas e animais.