Previsões climáticas indicam que tempestades severas podem continuar se formando nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Por outro lado, o extremo norte do país e o Sul podem registrar menos chuvas do que o normal.
Previsões climáticas indicam que tempestades severas podem continuar se formando nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Por outro lado, o extremo norte do país e o Sul podem registrar menos chuvas do que o normal.
Chuvas significativas serão registradas apenas em alguns municípios ao longo da semana, mas previsões indicam que tempestades fortes podem retornar já no próximo sábado e permanecer ao longo do fim de semana.
O desenvolvimento de uma área de baixa pressão pode causar chuvas em praticamente todo o Sudeste durante o dia das crianças. O tempo, no entanto, pode voltar a ficar mais firme em São Paulo e parte de Minas Gerais.
Uma baixa pressão e a formação de um ciclone ao longo dos próximos dias vão contribuir para chuvas intensas e volumosas sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Humanos provocaram a extinção de centenas de espécies de aves nos últimos 130 mil anos, levando a uma redução significativa na diversidade funcional das aves e resultando na perda de pelo menos 3 bilhões de anos de história evolutiva.
A partir da quarta-feira (09), nebulosidade e chuvas significativas começam a se formar em todos os estados da região Sudeste e devem permanecer até o fim de semana, com volumes totais que podem exceder os 100 mm em áreas isoladas.
Pesquisadores descobriram micróbios vivos em uma rocha de 2 bilhões de anos na África, o que abre possibilidades para entender a evolução da vida primitiva na Terra e também a busca por vida extraterrestre em Marte.
A chuva pode persistir nas áreas litorâneas do Paraná e Santa Catarina, mas no restante da região Sul o tempo ficará firme durante o fim de semana, com frio intenso especialmente durante a madrugada.
A entrada de uma massa de ar frio fará as temperaturas caírem cerca de dez graus na região sul entre a quinta-feira (03) e a sexta-feira (04). As temperaturas podem chegar a 4°C em alguns pontos isolados, ocasionando a formação de geadas.
Uma frente fria avança pelo Brasil nesta semana, trazendo chuvas para o Sul e Sudeste e, a partir de quarta-feira, uma massa de ar frio que provocará quedas significativas nas temperaturas em diversos municípios.
Ao longo dos últimos dias de Setembro, chuvas devem se intensificar na região Norte, atingindo o Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, oeste do Pará e até mesmo o Mato Grosso com acumulados superiores a 100 mm.
Uma nova pesquisa indica que a luz artificial noturna está causando comportamentos semelhantes à ansiedade em peixes. O efeito é tão perturbador que suas consequências estão sendo transmitidas até mesmo para seus filhotes.
Uma frente fria que está avançando pela região Sul trará uma queda nas temperatura a partir de quinta-feira, afetando todo o Sul e parte do Sudeste. Em alguns municípios, as temperaturas caem 10°C ou mais.
Previsões indicam a possibilidade de chuvas abrangentes se formarem já na primeira semana de Outubro, mas a chuva ainda pode permanecer irregular no Brasil central, sem a certeza de retorno da estação chuvosa.
Um painel rupestre pintado pelos San 200 anos atrás retrata um animal extinto há milhões de anos, o que sugere a existência de conhecimento paleontológico que foi incorporado na crença desse povo.
No próximo fim de semana, uma nova frente fria mais abrangente causará chuvas mais expressivas no Sudeste. Haverá ainda uma queda de até 10°C nas temperaturas, mas nem toda a região será afetada.
Previsões indicam que o clima de Outubro retornará para uma situação de normalidade na maior parte do Brasil, um sinal de que as chuvas podem voltar para o centro do país.
O Brasil tem passado por uma sequência de eventos extremos e altamente prejudiciais nas últimas semanas, desde uma seca histórica até a pior qualidade do ar do mundo. Confira esses eventos em detalhes.
Fim de semana será marcado por chuvas intensas e tempestades, capazes de trazer acumulados superiores a 100 mm para alguns municípios brasileiros que estão sofrendo com a seca.
Uma frente fria atingirá o Centro-Oeste e o Sudeste durante os próximos dias, trazendo chuvas e uma queda nas temperaturas que vão aliviar a estiagem e a onda de calor em alguns municípios.