Possível descoberta sobre o surgimento de “círculos de fadas”

É bem possível que os cientistas tenham desvendado o mistério do “círculos de fadas”, um fenômeno interessante e estranho, que acontece pela interação entre a vegetação local e cupins.

(FOTO: WIKIMEDIA/THORSTEN BECKER)

Um grupo de pesquisadores das Universidades de Strathlyde e Princeton podem ter descoberto o surgimento dos “círculos de fadas”: Uma mistura do crescimento natural da vegetação e as atividades dos cupins.

Os “Círculos de fadas” são formações naturais em forma de roda na terra árida, envolvidas por anéis de vegetação seca. Acreditava-se até 2014, que elas aconteciam somente na África do Sul, porém o mesmo fenômeno foi encontrado na Austrália.

Agora, há duas hipóteses que os cientistas acreditam: que os círculos da terra fossem os cupins formando suas colônias e segunda hipótese acreditam que sejam competições de âmbito natural da vegetal local pela falta ou (pouca) água no ambiente.


The “fairy circles” of the Namib desert as seen from above. Photograph: Theo Allofs/Barcroft Media

Os pesquisadores terminaram por escolher uma nova forma de entender essas formações unindo as explicações acima. Na pesquisa públicada no jornal Nature, eles explicam que foi utilizada uma tecnología tipo simulador de ambientes em computadores para aplicar os dois fatores e simular o aparecimento destes anéis.


The “fairy circles” of the Namib desert, which can grown to 25 metres wide. Photograph: Jen Guyton

Veja mais informações no jornal The Guardian 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *