O modelo europeu (ECMWF) com acesso livre no Brasil através do Tempo.com

O modelo de previsão europeu, considerado o mais completo e confiável pela comunidade científica, poderá ser consultado livremente no Brasil, graças a Tempo.com 

Detalhe da seção dedicado ao modelo ECMWF no Tempo.com

Tempo.com obteve os direitos para a mostra pública de um dos melhores modelos de previsão do planeta. O modelo europeu (ECMWF) nas próximas semanas fará parte de todas as seções do site. E durante duas vezes por dia, oferecerá as últimas projeções sobre o tempo previsto (00 y 12H).

Marcos Molina, físico e meteorologista especializado na programação do Departamento de Meteorologia do Tempo.com, esteve durante os últimos meses trabalhando na versão ECMWF que aparece na página web. “É o modelo global com maior resolução e qualidade comparado aos que existem atualmente. Tem um ponto por cada 9 kilômetros de distância, enquanto que o americano estão separados por uns 25 kilômetros”, afirma Molina e aponta: “dentro da comunidade científica é considerado o mais completo e confiável“.

Para determinar se um modelo é o mais fiel, deve-se comparar com os outros centros mediante um sistema de valoração muito estrito. O veredito fica reservado a Organização Meteorológica Mundial, que considera o ECMWF como lider do setor. Agora, no Brasil poderá ser consultado de forma gratuita todas as suas variáveis.

O modelo europeu aparecerá em tres seções. A primeira e a mais esperada, nas previsões por localidades. Cada interior e cidade terá sua previsão de temperatura, sensação térmica, umidade relativa, pressão, índice violeta, nebulosidade ou cota de neve, apoiada pelo ECMWF. Também poderá consultar dados astronômicos sobre o sol e a lua.

Outra seção apresentará os mapas navegáveis com todas essas variáveis, onde o visitante poderá interatuar para conhecer a previsão de qualquer ponto do planeta. “Já estão disponíveis nas versões de Honduras, Chile ou Espanha, porém irão aparecendo em todos os portais em poucos dias”, anuncia Marcos Molina.

E por último, o modelo europeu aparecerá completo na seção de modelos, onde os visitantes com mais pericia poderá fazer suas próprias previsões. Nesta seção apresentará mapas de precipitação, pressão, nebulosidade, temperaturas, vento e geoponteciais das diferentes camadas da troposfera.

“Estamos trabalhando na probabilidade de precipitação por localidades, nos novos mapas em modo página completa, e dentro das seções de modelos, nos mapas de mais países e estados; grandes, melhor e com mais variáveis”, revela o físico. Em breve também aparecerão mapas marítimos com períodos de ondas e temperatura, o modelo ECMWF permitirá a confecção de recreações em três dimensões meteorológicas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *