Semana sob alerta de condições extremas no Brasil: onda de calor e elevado risco de tempestades severas

A semana será marcada pelas altas temperaturas que vão configurar a terceira onda de calor no Brasil. Além do calor, há alerta para o risco de tempestades severas e de chuvas intensas.

A próxima semana será marcada por condições extremas de temperaturas e precipitação pelo Brasil. A terceira onda de calor está a caminho e vai ser mais abrangentes atingindo boa parte do país e em todas as regiões, sendo mais intensa no norte da Região Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste.

Além do forte calor, chuvas intensas acontecem em parte do centro-norte e no extremo norte do Brasil. No entanto, o maior potencial de transtornos está na Região Sul, onde um sistema frontal vai contribuir para o risco de tempestades severas e chuvas volumosas.

Detalhes da onda de calor e regiões de risco

Uma massa de ar quente já atua sobre o Brasil e vai ganhar intensidade ao longo da semana, favorecendo um evento e onda de calor. Isso acontece em razão da presença de uma sistemas de chuvas que ficam presos na porção sul do país, o que contribui para o transporte do ar mais quente do centro-norte para o centro-sul.

Na ocasião atual, o ar quente sofrerá um empoçamento entre no centro-norte da Região Sul, na metade sul do Centro-Oeste e sobre o Sudeste, aumentando o ganho de temperatura nessa porção do Brasil.

onda de calor
Temperaturas máximas para a segunda-feira.

A semana começa com bastante calor em todo o Brasil e temperaturas máximas podendo chegar aos 39°C nesta segunda-feira (17). A maioria das localidades vão registrar temperaturas entre 31 e 34°C. Nas capitais, o Rio de Janeiro fica com a previsão da mais quente, com 39°C de máxima. Em São Paulo, as temperaturas podem chegar aos 34°C, em Vitória, aos 35°C, e em Belo Horizonte, aos 33°C. Na Região Sul, máximas de 34°C em Florianópolis, 31°C em Curitiba e de apenas 27°C em Porto Alegre. No Centro-Oeste, Campo Grande fica em 33°C, Cuiabá com 31°C, Goiânia com 32°C e Brasília com 30°C.

O Centro-Oeste, Sudeste e o norte da Região Sul é a porção do país com maior potencial de risco para as consequência da onda de calor.

Na terça-feira (18), uma frente fria já está formada sobre a Região Sul e uma massa de ar mais frio consegue amenizar o calor. As temperaturas atingem no máximo os 32°C no norte e noroeste do Paraná. Nas capitais, as máximas ficam em 25°C em Florianópolis, em 26°C em Porto Alegre e em Curitiba.

Já no Sudeste e no Centro-Oeste, há aumento das temperaturas na maioria das localidades, principalmente do interior, com máximas que podem chegar aos 35° no norte e oeste de São Paulo, e aos 40°C no sul do Rio de Janeiro e na região da capital. Nas capitais, previsão de máxima de 34°C em São Paulo, de até 39°C no Rio de Janeiro, de 36°C em Vitória, de 35°C em Belo Horizonte, de 33°C em Goiânia, de 32 em Brasília e Cuiabá e de 29°C em Campo Grande.

onda de calor
Na segunda e na terça-feira, as temperaturas podem ficar até 14°C acima do que se observa na média de fevereiro.

Na quarta-feira (19), os sistemas de chuvas continuam sobre o Sul do Brasil, mas consegue avançar um pouco mais para o Mato Grosso do Sul e São Paulo. A ocorrência de chuva e a mudança na direção do vento contribuem para diminuir as temperaturas em algumas localidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Na Região Sul, as temperaturas podem chegar aos 27°C em Porto Alegre, em Florianópolis aos 26°C e em Curitiba aos 24°C. No Sudeste, máxima de 27°C em São Paulo, de 36°C no Rio de Janeiro, de 34°C em Vitória e em Belo Horizonte. No Centro-Oeste, Cuiabá, Campo Grande e Brasília têm previsão de 33°C e Goiânia de 35°C.

onda de calor
Anomalia de temperatura para a o período do dia 17 ao 24 de fevereiro.

Na quinta-feira (20) e na sexta-feira (21), as temperaturas se mantêm elevadas no Centro-Oeste e aumentam em torno de 1°C na Região Sul. No Sudeste, o calor volta a ganhar intensidade e a se equiparar ao do início da semana.

Alerta de chuvas intensas e de tempestades severas

A semana será marcada por eventos de chuva frequentes em parte do centro-sul do Brasil, principalmente sobre a Região Sul que, através do transporte de calor provindo do centro-norte do país, está sob o risco de chuvas muito intensas e de tempestades severas.

No Norte, Centro-Oeste e no norte do Nordeste, as chuvas serão recorrentes e acontecem com até forte intensidade. Há recorrência ao longo da semana traz potencial para alagamentos e inundações.

Na segunda-feira (17), há alerta de chuvas intensas já pela manhã no Rio Grande do Sul, com maior potencial de evento intenso no leste do estado, incluindo a região de Porto Alegre. Já a partir do fim da manhã, as chuvas aumentam de intensidade em todo o Rio Grande do Sul e instabilidades começam a se formar sobre os demais estados do Sul. Alerta de chuvas intensas e para o risco de tempestades severas para toda a metade norte do Rio Grande do Sul, para todo o estado de Santa Catarina, para boa parte do Paraná, com exceção do norte do estado.

alerta de tempestades
Mapa de densidade de raios realça as regiões com maior risco de tempestades. Santa Catarina possui o maior risco de tempestades severas nesta segunda-feira.

Na terça-feira (18), chuvas e trovoadas pela manhã no extremo norte do Rio Grande do Sul, no meio-oeste, norte e leste de Santa Catarina, no sul, sudoeste e oeste do Paraná. Devido ao tempo instável ao longo do dia, não há potencial para eventos de tempestades severas. O risco fica para as chuvas ao longo do dia, que podem provocar alagamentos em todo o estado de Santa Catarina. No Paraná, as chuvas acontecem de forma mais pontual.

No Sudeste, o potencial de chuvas é baixo, mas instabilidades podem provocar tempestades pontuais que podem ocorrer de forma severa no oeste, noroeste e sul de São Paulo. No Centro-Oeste, há risco de tempestades para o centro-sul do Mato Grosso do Sul, na porção central e oeste do Mato Grosso.

Chuvas se concentram nos extremo do Brasil. O maior potencial de chuvas intensas e de tempestades severas está para a Região Sul, principalmente para na segunda-feira.

A quarta-feira (19) é mais um dia com previsão de chuva pela manhã na Região Sul. Há alerta de chuva muito intensa no oeste e sudoeste do Paraná e no extremo oeste de Santa Catarina. No sul catarinense, norte e nordeste do Rio Grande do Sul, com inclusão da região de Porto Alegre, chove de fraca a moderada intensidade.

A partir da tarde, há alerta de chuvas intensas e de tempestades no norte e nordeste do Rio Grande do Sul e em todo o estado de Santa Catarina e do Paraná. As instabilidades também deixam em alerta o sul do Mato Grosso do Sul e há possibilidade de pancadas isoladas, que podem ocorrer como tempestades no oeste, sul e leste de São Paulo, incluindo a região da capital paulista.

alerta de chuvas intensas e de tempestades severas
Acumulado de precipitação para a semana. Região Sul vai registrar os maiores acumulados.

A semana termina com chuvas mais irregulares e menor potencial para transtornos. As chuvas continuam homogêneas na porção Norte do Brasil e mais irregulares no centro-sul do país. Mesmo com a irregularidade, há potencial de tempestades pontuais a partir da tarde que podem provocar alagamentos e inundações na metade norte do Rio Grande do Sul, no norte e oeste de Santa Catarina, no estado do Paraná, no leste de São Paulo e no centro-sul do Mato Grosso do Sul.