Semana começa com tempo nublado em São Paulo e no Rio de Janeiro. Será que ainda pode fazer sol?

A frente fria que vem atuando no Brasil nos últimos dias deixará o céu encoberto em grande parte dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro nos próximos dias.

O início desta semana será marcado por tempo predominantemente nublado na Região Sudeste do Brasil, especialmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Isso se deve à atuação persistente de uma frente fria - que deixou um rastro de destruição principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina na última semana.

A nebulosidade persistente na faixa leste do país deve-se ao escoamento do sistema frontal que atua no país desde a semana passada.
A nebulosidade persistente na faixa leste do país deve-se ao escoamento do sistema frontal que atua no país desde a semana passada.

O escoamento da atmosfera associado a este sistema mantém o tempo encoberto no início da semana sobre a maior parte dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Confira agora se há expectativa de sol durante a semana sobre estes dois estados.

Semana inicia com céu encoberto

A segunda-feira (12) começa com o céu encoberto em praticamente todo o estado do Rio de Janeiro e em grande parte do estado de São Paulo, com possibilidade de chuvisco na faixa litorânea.

No território fluminense, a nebulosidade é mais densa e abrangente, dificultando a presença do sol ao longo do dia. Já em São Paulo, enquanto o sul, o centro e o leste do estado permanecem sob cobertura de nuvens, o interior paulista deve ter abertura de sol, embora intercalado por momentos de céu nublado.

Na terça-feira (13), o padrão atmosférico segue semelhante. A nebulosidade ainda predomina sobre o leste de São Paulo e Rio de Janeiro, embora algumas aberturas de sol possam ocorrer, especialmente na metade norte do território fluminense.

Nessas áreas, o sol aparece entre nuvens em alguns períodos do dia, mas com a presença constante da nebulosidade. No interior paulista, o tempo tende a ser mais variável, com maiores chances de sol, ainda que intercalado por momentos de céu encoberto.

Por que tantas nuvens?

Apesar de a frente fria já ter avançado em direção ao sul da Bahia, na Região Nordeste, o padrão de circulação atmosférica associado a esse sistema ainda influencia diretamente o tempo no Sudeste. Isso ocorre devido à presença da alta pós-frontal, que é uma área de alta pressão típica após a passagem de uma frente fria.

A atuação do sistema de alta pressão (H) após a passagem da frente fria está transportando umidade do oceano em direção à faixa leste do Sul e Sudeste.
A atuação do sistema de alta pressão (H) após a passagem da frente fria está transportando umidade do oceano em direção à faixa leste do Sul e Sudeste.

Neste caso, a alta está posicionada sobre o oceano e, por conta do seu giro anti-horário, transporta ventos úmidos do mar em direção à faixa leste do país. Esse escoamento reforça a formação de nuvens e mantém o tempo fechado, principalmente no litoral e áreas próximas à costa. Há possibilidade de chuvisco no litoral sul de São Paulo.

O sol volta a partir de quarta-feira

Esse padrão de transição deve se manter até, pelo menos, a quarta-feira (14), quando o sol volta a aparecer durante a maior parte do dia em ambos os estados.

quarta
Quarta-feira (14) com predomínio de sol em São Paulo e Rio de Janeiro, de acordo com o modelo ECMWF.

O sol deve predominar nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, pelo menos, até sexta-feira (16). Continue acompanhando as atualizações da previsão do tempo com o time da Meteored | Tempo.com.