RS ainda sob alerta vermelho: granizo e chuvas intensas ainda são previstos; confira as áreas de risco
Previsões indicam que haverá condições para formação de tempo severo e granizo ainda ao longo desta quarta feira no Rio Grande do Sul. Confira as áreas de maior risco.
- Mais informações: Por que está chovendo tanto no Rio Grande do Sul?

Uma baixa pressão localizada sobre o Rio Grande do Sul (que se desenvolverá e se tornará um ciclone e sua frente fria associada nos próximos dias) está trazendo tempestades severas para o estado. Junto a um grande fluxo de umidade que está vindo do norte do país até o sul, esse sistema traz condições para que a atmosfera fique muito instável e chuvas volumosas se formem na região.
A porção central do Rio Grande do Sul será severamente afetada entre esta terça-feira (17) e quarta-feira (18), incluindo municípios deste a fronteira com a Argentina, como São Borja, até outros municípios como Santa Maria, Santa Cruz do Sul e a região geográfica intermediária de Porto Alegre.

Em toda essa área afetada, existe um grande risco de enchentes, alagamentos e transbordamentos de rios, e grandes deslizamentos de encostas, além de cortes no fornecimento de energia elétrica e estragos em plantações em todo o Rio Grande do Sul.
Tempo severo e granizo continuam nesta quarta-feira
As previsões indicam que esse sistema continua causando tempo severo no Rio Grande do Sul ao longo da quarta-feira (18), com risco de tempestades intensas em praticamente todo o estado gaúcho e acumulados que excedem os 100 mm de chuva.
Previsões de índices meteorológicos de tempo severo indicam que ainda haverá potencial para formação de granizo intenso, especialmente na região próxima da fronteira com a Argentina. Isso é indicado na imagem abaixo por quadrados vermelhos dentro do círculo vermelho sobre parte do Rio Grande do Sul.

Ao todo, os acumulados esperados entre essa terça-feira (17) e a quarta-feira (18) podem ultrapassar os 200 mm de chuva no estado gaúcho, sendo que os municípios mais afetados são aqueles mais próximos da divisa com a Argentina, como já mencionado - especialmente as cidades mais próximas de São Borja.
No entanto, vale notar que acumulados muito altos e possibilidade de granizo também serão registrados em praticamente todo o estado, inclusive na região metropolitana de Porto Alegre, onde as chuvas também excedem os 100 mm totais.

As chuvas tendem a reduzir gradualmente de intensidade a partir de quinta-feira (19), e já no sábado (21) e no domingo (22), a tendência é de que o tempo volte a ficar mais firme e seco no Rio Grande do Sul, trazendo finalmente um alívio para a situação e para a população - embora nebulosidade continue se formando ao longo do fim de semana.