O tempo na semana no Brasil: Sul sob alerta de muita chuva e de risco de tempestades severas

Chuvas intensas e tempestades voltam a atingir o Sul do Brasil na próxima semana. Os acumulados podem atingir os 200 mm, com maior risco para o estado do Rio Grande do Sul.

alerta previsão do tempo
Chuvas intensas e tempestades voltam a atingir o Sul do Brasil na próxima semana. Os acumulados podem atingir os 200 mm, com maior risco para o RS.

Uma sequência de sistemas vai atingir o Sul do Brasil nesta semana, começando já nesta segunda-feira (16). Há elevado potencial para transtornos através de chuvas intensas, volumosas e para o risco de tempestades severas, com ao menos 3 sistemas de chuva de segunda (16) a sexta-feira (20).

alerta de chuvas intensas tempestades severas
Acumulado da semana pode superar os 200 mm em parte do RS, onde há maior potencial de chuvas intensas e de tempestades severas.

Nesta semana, os sistemas de precipitação não conseguem avançar pelo centro-sul do Brasil e ficam presos na Região Sul e atingem mais os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com eventos mais intensos sobre o território gaúcho.

A seguir trazemos os alertas e análise para cada dia.

Segunda-feira

A segunda-feira (16) começa com tempo firme em toda a Região Sul, com nebulosidade mais densa sobre o Paraná, o que não impede a atuação do sol nos três estados.

Uma região mais instável começa a se formar entre o Paraguai e a Argentina no período da tarde, o que já favorece o aumento da nebulosidade na região de fronteira do oeste e noroeste do Rio Grande do Sul e do oeste de Santa Catarina, com possibilidade de chuvas pontuais.

Mais para o fim do dia, essa região mais instável se desloca para sul e avança mais pelo território gaúcho, levando potencial de chuvas intensas e de tempestades pontuais no Oeste, oeste da Campanha e nas Missões do Rio Grande do Sul.

previsão do tempo
Chuvas ganham intensidade no Rio Grande do Sul a partir do fim do dia.

No decorrer da noite, as instabilidades ganham intensidade e se desloca para sudeste. Assim, há alerta de chuvas muito intensas e para o risco de tempestades, que podem ocorrer com severidade e provocar granizo no Oeste, Campanha e Região Central. Próxima da região de Porto Alegre, nas áreas mais a oeste e sudoeste, há possibilidade de trovoadas e chuvas de fraca a moderada intensidade.

tempestades severas
Mapa de densidade de raios traz a percepção das áreas com maior risco de tempestades. Na segunda-feira, o risco de tempestades severas fica mais para o oeste e noroeste do RS.

No estado de Santa Catarina e do Paraná, o tempo firme predomina, com aumento da nebulosidade somente por volta do fim da noite, quando se pode registrar chuva fraca ou chuvisco no leste e norte catarinense e no leste paranaense.

Terça-feira

A região instável, que se formou e avançou pelo Rio Grande do Sul no dia anterior, ganha intensidade, formando uma baixa pressão sobre o território gaúcho ao longo da madrugada e início da manhã. Assim, há alerta de chuvas intensas e de tempestades para toda a metade sul e porção oeste do estado, com pancadas ocorrendo no norte e na região de Porto Alegre.

No decorrer da manhã, a baixa pressão já começa a atuar no oceano e dá origem a um ciclone extratropical com sua frente fria atuando sobre o Rio Grande do Sul. Alerta de chuvas intensas e de tempestades para a região da Missões, Central, Sul e Sudeste e para a região de Porto Alegre. Pancadas e chuvas pontuais de fraca intensidade são previstas para o Litoral Norte e região da Serra.

previsão do tempo
A madrugada e a manhã da terça-feira concentram as chuvas mais intensas do dia, que atingem somente parte do Rio Grande do Sul.

Para o restante da terça-feira (17), o ciclone se desloca para o oceano e a frente fria perde intensidade, com chuvas pontuais de fraca a moderada intensidade ocorrendo na metade norte do Rio Grande do Sul e tempo nublado no restante do estado, sem ocorrência de chuva.

No fim da noite e no início da madrugada da quarta-feira (18), uma nova área mais instável começa a se formar entre o Paraguai, a Argentina e o Rio Grande do Sul, trazendo de volta o potencial de chuvas intensas e de tempestades severas para o oeste e noroeste do estado.

Em Santa Catarina e no Paraná, a terça-feira (17) será de tempo firme e poucas nuvens em boa parte. Somente nas áreas do leste e norte de Santa Catarina e no leste paranaense que o tempo fica mais fechado, mas o sol consegue aparecer.

Quarta-feira

Na quarta-feira (18), há alerta de chuvas intensas e de tempestades já na madrugada e início da manhã na metade sul e noroeste do Rio Grande do Sul. Na região de Porto Alegre, chove com fraca intensidade.

Até a quarta-feira (18), os acumulados de precipitação no Rio Grande do Sul podem passar dos 100 mm, aumento o risco de alagamentos e inundações.

A partir da manhã, passa a chover com moderada a forte intensidade em toda a faixa central de oeste a leste do estado, deixando em alerta o Oeste, as Missões, a região Central, o sul da porção norte e a região de Porto Alegre. Na Campanha e Sul, chove com fraca intensidade.

alerta de chuvas intensas
A quarta-feira será chuvosa, com chuvas de até forte intensidade no RS.

Novamente, os estados de Santa Catarina e do Paraná, têm previsão de tempo firme e ensolarado, mas agora para todas as regiões.

Quinta-feira

Na quinta-feira (19), a região instável que se formou sobre o Rio Grande do Sul, acopla-se com a frente fria, que se enfraqueceu, fortalecendo o sistema sobre o território gaúcho e, agora, sobre Santa Catarina.

Assim, a quinta-feira (19) será de tempo nublado e chuvoso, com chuvas de até forte intensidade na metade norte do Rio Grande do Sul, no sul e meio-oeste de Santa Catarina. Há potencial de chuvas mais intensas no norte gaúcho e no oeste catarinense.

chuvas na Região Sul
Na quinta-feira, a frente fria consegue avançar e atuar em parte de SC e do PR, além de se manter sobre o RS.

Mais para o período da noite, a frente fria avança e consegue contribuir para chuvas no leste e norte de Santa Catarina e no extremo oeste e sudoeste do Paraná.

Sexta-feira

A semana termina com a formação de uma baixa pressão sobre a Região Sul, mas que não potencializa as chuvas, mas contribui para a manutenção do tempo instável em boa parte da Região ao longo do dia.

chuvas no Sul
Uma baixa pressão menos intensa se forma sobre a Região Sul e ajuda a manter as chuvas

A sexta-feira (20) fica nublada e chuvosa, com precipitação de fraca a moderada intensidade em boa parte do Rio Grande do Sul, com exceção da porção do estado que tem previsão de tempo firme, em todo o estado de Santa Catarina, no sul e todo o oeste do Paraná.