Nesta quinta-feira, as chuvas aumentam em boa parte do Brasil: INMET emitiu alerta de chuvas intensas para 18 estados

A instabilidade toma conta do Brasil nesta quinta-feira e com isso os riscos de tempestades aumentam em diversas regiões do país. INMET emitiu alertas amarelo a laranja para 18 estados

Muito tem-se falado das altas temperaturas que afetaram a região Sul do Brasil nos últimos dias. Contudo, as altas temperaturas também têm afetado outras áreas do país que ao serem associadas a presença de umidade, que é transportada nas camadas mais altas da atmosfera provenientes da região da Amazônia e também vindas do oceano, causam instabilidade e, consequentemente, a formação de nuvens de precipitação e até mesmo de tempestades.

A quinta-feira (13) será típica de verão, com temperaturas elevadas, alta umidade do ar, o que deixa o tempo com aquela sensação de abafamento, já que a sensação térmica também fica elevada. Há previsão de chuva para o centro-sul do Brasil e elas devem ocorrer no período da tarde, horário em que é atingido o pico máximo de temperatura. Além disso, as chuvas possuem potencial para se tornarem tempestades acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.

Alertas de tempestades e grandes acumulados emitidos pelo INMET
Alertas de tempestades e grandes acumulados emitidos pelo INMET

O avanço da frente fria sobre o Sul do país também vai auxiliar na formação de nebulosidades e das chuvas na região. Para esta quinta-feira (13) o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu os alertas amarelo e laranja para 18 estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí, Ceará, Maranhão, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Tocantins.

A seguir a previsão do tempo com mais detalhes para esta quinta-feira (13).

Quinta-feira: Chances de chuvas intensas e tempestades aumentam sobre o Brasil

Os riscos de chuvas intensas e de tempestades se iniciam na madrugada de quinta-feira (13) devido ao avanço da frente fria sobre os estados da Região Sul. A porção sul do Rio Grande do Sul deverá ser um dos mais afetados durante a madrugada, Pelotas e São Lourenço do Sul tem previsão de chuvas intensas.

Durante a madrugada as chuvas ficam condicionados ao Norte e Sul do Brasil, sobre o norte as chuva ocorrerão com intensidade moderada, principalmente na divisa entre o Pará e Amazonas, leste do Amazonas e no Acre.

A ocorrência de precipitação na Região Norte se dá devido a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), transportando umidade do oceano para o interior do Norte do Brasil. Em alguns pontos o acumulado de chuva desta quinta-feira (13) pode superar os 50 mm.

Previsão de nebulosidade e de chuva para a tarde de quinta-feira (13), segundo o modelo ECMWF.
Previsão de nebulosidade e de chuva para a tarde de quinta-feira (13), segundo o modelo ECMWF.

Durante a manhã, as chuvas continuarão tanto no Sul do Brasil quanto na Região Norte. A frente fria continua avançando e chega à área central do Rio Grande do Sul, a intensidade varia de moderada a forte, principalmente no leste do estado gaúcho. A capital Porto Alegre também tem previsão de chuvas intensas para a manhã de quinta-feira (13).

A frente fria que avança pelo Sul do Brasil é a responsável por trazer grandes acumulados para a região, o INMET emitiu alerta laranja para o litoral catarinense e gaúcho com acumulados que podem chegar aos 100 mm. A injeção de ar úmido na região é o provoca a formação de grandes células de chuva e elevam sua intensidade.

As características do verão brasileiro são: calor intenso durante a manhã e tarde com chuva ao final do dia. E assim deverá ser na maior parte do Brasil, no Centro-Oeste e Sudeste, principalmente. Com as temperaturas na casa dos 30 graus e a umidade sendo transportada para estas localidades, a formação de instabilidades é quase certa.

As chuvas vão se espalhar pelo país na tarde de quinta-feira (13), apesar de ocorrerem de formas mais espaçadas, as chances de chuvas intensas e de temporais são altas. Áreas do leste de Santa Catarina, interior de São Paulo e Nordeste do Mato Grosso possuem maiores chances de tempestades acompanhadas de raios.

Mapa de densidade de raios para a quinta-feira (12) destaca as regiões com maior potencial de tempestades.
Mapa de densidade de raios para a quinta-feira (12) destaca as regiões com maior potencial de tempestades.

Além disso, estão sendo previstas chuvas para a Região Norte e para o litoral do Nordeste. A extensa faixa litorânea entre Rio Grande do Norte e Maranhão possuem riscos de fortes chuvas para a tarde de amanhã (13), com baixas possibilidades de quedas de árvores e cortes de energia, os ventos podem alcançar os 40 km/h.