Frente fria traz mudança radical do tempo que atinge 7 estados neste domingo, 16; veja a previsão

Intensa frente fria vai avançar pelo Sul do Brasil e favorecer a ocorrência de tempestades severas no centro-sul do Brasil, atingindo 7 estados do centro-sul: RS, SC, PR, MS, SP, MG e RJ.

Uma intensa mudança do tempo será protagonizada pelo avanço de uma frente fria vinda da Argentina e do Uruguai, que chega ao Sul do Brasil já na próxima manhã.

Cuidados importantes nas informações: há muitas divulgações falando erroneamente sobre o impacto de um ciclone. O sistema ciclônico existe, mas vai atuar muito distante no oceano, sem trazer impactos diretos ao Brasil. Trata-se da frente fria associada a este ciclone, como qualquer sistema frontal frio. Assim, trata-se também de um episódio muito diferente ao que provocou os inúmeros tornados no oeste da Região Sul do processo de formação de um ciclone.

No domingo (16) e na segunda-feira (17), chuvas intensas e tempestades severas deixam em alerta os estados do Sul, o Mato Grosso do Sul, São Paulo, o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os acumulados podem passar dos 100 mm e haver queda de granizo.

Em seguida trazemos os detalhes da previsão do tempo e as regiões com maior potencial de serem atingidas por tempestades severas.

Domingo sob risco severo de tempestades

No início da manhã deste domingo (16), a frente fria chega ao Rio Grande do Sul e deixa alertas no período da manhã no Oeste e na Campanha. Ao longo do período, instabilidades se espalham pelo território gaúcho e mais para o fim da manhã começa a atuar sobre o oeste de Santa Catarina, sul e oeste do Paraná, com alertas de pancadas de até forte intensidade e para tempestades pontuais.

Entre o fim da manhã e o início da tarde, nuvens de chuvas também se formam no Sudeste e há potencial de pancadas no centro, sul e leste de São Paulo.

alerta de chuvas intensas
Previsão de chuva e pressão para o fim da manhã do domingo, 16 de novembro.

No período da tarde, o potencial de chuvas intensas e de tempestades aumenta. Mesmo com a frente fria sobre o Rio Grande do Sul ainda, instabilidades pré-frontais se desenvolvem bastante no centro-sul do Brasil.

Alerta de chuvas intensas e de tempestades, que podem ocorrer com granizo, na metade norte do Rio Grande do Sul, no sul, meio-oeste e norte de Santa Catarina, em praticamente todo o Paraná, com exceção do oeste e noroeste, no Mato Grosso do Sul, no norte de São Paulo e na porção entre o leste e nordeste paulista, o sul de Minas Gerais e o sul e região serrana do Rio de Janeiro.

alerta de tempestades
Previsão de chuva e pressão para a tarde do domingo, 16 de novembro.

A partir do fim da tarde e início da noite a frente fria começa a avançar. Enquanto isso, as instabilidades sobre o Mato Grosso do Sul e o Sudeste perdem intensidade, mas ainda provocam chuvas de fraca a moderada intensidade.

A atenção fica para os estados do Sul, onde as chuvas ganham intensidade e podem ocorrer na forma de tempestades severas. Alerta de tempo severo para o norte e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre, para o oeste de Santa Catarina e todo o oeste do Paraná, desde o sudoeste até o noroeste do estado.

Tempestades continuam na segunda-feira

Na segunda-feira (17), a frente fria atua no norte da Região Sul, sobre o Mato Grosso do Sul e no estado de São Paulo. Esse posicionamento do sistema frontal ainda não favorece a incursão do ar frio, somente no estado do Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina.

Assim, o tempo fica instável no leste, centro e norte de Santa Catarina, em praticamente todo o estado do Paraná, com exceção do sudoeste e extremo oeste, do estado de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

previsão do tempo
Previsão de chuva e pressão para a tarde da segunda-feira, 17 de novembro.

Há alerta de chuvas intensas e de tempestades, que podem ocorrer com severidade, no leste e norte de Santa Catarina, no centro, norte e noroeste do Paraná, no leste, sul e oeste de São Paulo e em todo o Mato Grosso do Sul.

No Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais, instabilidades pré-frontais continuam atingindo e deixando em alerta para a possibilidade de tempestades pontuais.

alerta de chuvas intensas
Previsão do acumulado de precipitação até terça-feira, 18 de novembro. Acumulados podem passar dos 100 mm.

No período da noite, as áreas em alerta diminuem bastante, mantendo o leste e norte do Paraná. Passam a ter risco de chuvas intensas e tempestades o meio-oeste de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul.