Frente fria traz mudança radical do tempo que atinge 7 estados neste domingo, 16; veja a previsão
Intensa frente fria vai avançar pelo Sul do Brasil e favorecer a ocorrência de tempestades severas no centro-sul do Brasil, atingindo 7 estados do centro-sul: RS, SC, PR, MS, SP, MG e RJ.

Uma intensa mudança do tempo será protagonizada pelo avanço de uma frente fria vinda da Argentina e do Uruguai, que chega ao Sul do Brasil já na próxima manhã.
Cuidados importantes nas informações: há muitas divulgações falando erroneamente sobre o impacto de um ciclone. O sistema ciclônico existe, mas vai atuar muito distante no oceano, sem trazer impactos diretos ao Brasil. Trata-se da frente fria associada a este ciclone, como qualquer sistema frontal frio. Assim, trata-se também de um episódio muito diferente ao que provocou os inúmeros tornados no oeste da Região Sul do processo de formação de um ciclone.
Em seguida trazemos os detalhes da previsão do tempo e as regiões com maior potencial de serem atingidas por tempestades severas.
Domingo sob risco severo de tempestades
No início da manhã deste domingo (16), a frente fria chega ao Rio Grande do Sul e deixa alertas no período da manhã no Oeste e na Campanha. Ao longo do período, instabilidades se espalham pelo território gaúcho e mais para o fim da manhã começa a atuar sobre o oeste de Santa Catarina, sul e oeste do Paraná, com alertas de pancadas de até forte intensidade e para tempestades pontuais.
Entre o fim da manhã e o início da tarde, nuvens de chuvas também se formam no Sudeste e há potencial de pancadas no centro, sul e leste de São Paulo.

No período da tarde, o potencial de chuvas intensas e de tempestades aumenta. Mesmo com a frente fria sobre o Rio Grande do Sul ainda, instabilidades pré-frontais se desenvolvem bastante no centro-sul do Brasil.
Alerta de chuvas intensas e de tempestades, que podem ocorrer com granizo, na metade norte do Rio Grande do Sul, no sul, meio-oeste e norte de Santa Catarina, em praticamente todo o Paraná, com exceção do oeste e noroeste, no Mato Grosso do Sul, no norte de São Paulo e na porção entre o leste e nordeste paulista, o sul de Minas Gerais e o sul e região serrana do Rio de Janeiro.

A partir do fim da tarde e início da noite a frente fria começa a avançar. Enquanto isso, as instabilidades sobre o Mato Grosso do Sul e o Sudeste perdem intensidade, mas ainda provocam chuvas de fraca a moderada intensidade.
A atenção fica para os estados do Sul, onde as chuvas ganham intensidade e podem ocorrer na forma de tempestades severas. Alerta de tempo severo para o norte e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre, para o oeste de Santa Catarina e todo o oeste do Paraná, desde o sudoeste até o noroeste do estado.
Tempestades continuam na segunda-feira
Na segunda-feira (17), a frente fria atua no norte da Região Sul, sobre o Mato Grosso do Sul e no estado de São Paulo. Esse posicionamento do sistema frontal ainda não favorece a incursão do ar frio, somente no estado do Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina.
Assim, o tempo fica instável no leste, centro e norte de Santa Catarina, em praticamente todo o estado do Paraná, com exceção do sudoeste e extremo oeste, do estado de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

Há alerta de chuvas intensas e de tempestades, que podem ocorrer com severidade, no leste e norte de Santa Catarina, no centro, norte e noroeste do Paraná, no leste, sul e oeste de São Paulo e em todo o Mato Grosso do Sul.
No Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais, instabilidades pré-frontais continuam atingindo e deixando em alerta para a possibilidade de tempestades pontuais.

No período da noite, as áreas em alerta diminuem bastante, mantendo o leste e norte do Paraná. Passam a ter risco de chuvas intensas e tempestades o meio-oeste de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul.