Fim de semana com avanço de frente fria e nova queda das temperaturas

Um ciclone extratropical se forma ao sul do Uruguai e sua frente fria associada avança no decorrer deste fim de semana pela Região Sul. Ao mesmo tempo uma nova massa de ar polar também contribui para a redução das temperaturas.

Frente fria, frio, geada, chuva no Sul
Frente fria avança pelo Sul do Brasil neste fim de semana, mas não provoca chuvas volumosas. Destaque também para o avança de uma massa de ar polar.

Nesta sexta-feira (29), não há grandes mudanças nas condições do tempo. O mesmo padrão dos últimos dias se mantém, com tempo firme e ensolarado ao longo do dia e sensação de frio pela manhã e a partir do fim da tarde. Devido à uma região de cavado e ao deslocamento da massa de ar frio, que vem atuando sobre o Brasil, para o oceano Atlântico, os ventos passam a atuar de quadrante norte o que favorece o transporte de ar mais quente para a Região Sul e, principalmente para o Mato Grosso do Sul, o Paraguai, a Argentina e o Uruguai.

No Nordeste, as chuvas diminuem em boa parte da faixa leste, no entanto, devido a presença de um cavado, há previsão de chuvas moderadas ao longo do dia entre Recife e o norte do Rio Grande do Norte. No restante da faixa norte do país, há previsão de chuvas de fraca à moderada intensidade concentradas no período da tarde.

Destaques para o fim de semana

Neste sábado (30), a massa de ar polar (sistema de alta pressão) se deslocam mais para o oceano, mas continua a contribuir para a manutenção das temperaturas baixas na Região Sudeste e no Nordeste. Ao mesmo tempo, esse sistema favorece a o transporte de umidade para o norte da faixa leste nordestina, proporcionando um dia nublado e chuvoso do Alagoas até o Rio Grande do Norte.

No Mato Grosso do Sul e na Região Sul, os ventos de quadrante norte contribuem para o aumento das temperaturas ao longo do dia, no entanto, a sensação de frio ainda se faz presente pela manhã e a partir do fim da tarde.

No domingo (31), um ciclone extratropical que se formou ao longo da madrugada passa a atuar ao sul do Uruguai e sul frente fria associada atinge o Rio Grande do Sul já pela manhã. No entanto, a previsão é de chuvas fraca no Oeste e sol entre muitas nuvens na Campanha e no Sul.

No decorrer do dia, o sistema avança para as demais regiões do estado, porém, deixando o tempo nublado e sem ocorrência de chuvas. Somente a noite que há previsão de chuva fraca na porção central, oeste e nas Missões. Destaque também para a queda das temperaturas, com mínimas do dia previstas no período da noite.

No restante do país, sem grandes mudanças. O avanço do sistema frontal contribui para o aumento das temperaturas nos demais estado da Região Sul e no Brasil Central, porém com o início da manhã e a partir da tarde com sensação de frio.

Volta a chover no Centro-Sul

No início da próxima semana, a frente fria que avançou sem provoca muita chuvas sobre o Rio Grande do Sul, recebe o reforço de uma região de cavado e chuvas de fraca à moderada intensidade atingem o estado de Santa Catarina, do Paraná, o oeste paulista e o centro-sul do Mato Grosso do Sul.

A expectativa que esse sistema avance mais pelo Sudeste, provocando chuvas de baixo volume em todo o estado de São Paulo. Nesse processo, a massa de ar polar também avança pelo Sul, derrubando as temperaturas.