Domingo com novos alertas de eventos extremos de chuva e de tempestades na Região Sul; estas são as regiões em risco

Após uma breve trégua das chuva intensas e volumosas na Região Sul neste sábado. Os alertas de eventos severo retornam neste domingo. Confira os detalhes da previsão.
Após os eventos extremamente volumosos no Rio Grande do Sul, uma breve trégua se deu neste sábado (21), com tempo firme e ensolarado predominando em boa parte do Sul do Brasil.
No entanto, a partir da noite deste sábado (21), uma nova região instável começa a se formar ao norte da Região Sul e se intensifica ao longo da próxima madrugada e do domingo (22), trazendo potencial para novos eventos extremos de precipitação e tempestades severas.
A seguir trazemos os detalhes da previsão do tempo do domingo (22) para a Região Sul.
Domingo: chuvas muito intensas e risco de tempestades severas
Na noite deste sábado (21), instabilidades já provocam chuvas de fraca a moderada intensidade, mas acompanhadas de trovoadas no entre o sul do Mato Grosso do Sul e o norte e noroeste do Paraná.
Durante a madrugada do domingo (22), as chuvas se espalham por todo o oeste, centro e norte do Paraná e começam a se aproximar das localidades do leste. Há alerta de tempestades pontuais para o oeste e sudoeste do estado. Mais para o fim do período e início da manhã, passa a chover no leste paranaense de forma fraca.

No restante da manhã, as instabilidades mais intensas atingem também o oeste de Santa Catarina. Assim, há alerta de tempestades, que podem vir acompanhadas de granizo no oeste e sudoeste do Paraná e no oeste catarinense. No fim da manhã, as chuvas diminuem de intensidade, mas ainda acontece com moderada intensidade nessas áreas. Além disso, passa a chover fraco na porção central e norte de Santa Catarina.

A partir da tarde do domingo (22), a região mais instável aumenta e ganha intensidade, abrangendo partes dos três estados da Região Sul. Alerta de chuvas intensas e de risco de tempestades severas para a região da Missões, Norte e porção norte da Central no Rio Grande do Sul, para o oeste e região central de Santa Catarina, para o oeste e sudoeste do Paraná.
Nas localidades do leste e sul do Paraná, de toda a faixa leste de Santa Catarina e na porção nordeste e da região de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, as chuvas acontecem de forma pontual, não se descartando a possibilidade de pancadas fortes.

No período da noite, a região mais instável começa a dar forma para a intensa frente fria, que já vem sendo anunciada nos últimos dias na nossa seção de previsão. Assim, há a intensificação das instabilidades e o aumento do potencial de severidade.
Alerta de chuvas intensas e de tempo severo para o norte, nordeste e região de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, no meio-oeste de Santa Catarina e em todo o oeste do Paraná. Nas demais regiões catarinenses e no sul paranaense, a previsão é de chuvas de fraca a moderada intensidade.

Atenção! Ao longo da madrugada e da manhã da segunda-feira (23), o risco de tempo severo e de chuvas intensas continua, mas agora para todo o estado de Santa Catarina e do Paraná. O Rio Grande do Sul, não possui mais alertas.