Chuvas aumentam no Nordeste devido a ZCIT e podem ultrapassar 100 mm até domingo: INMET emite alerta de perigo

A ZCIT vai provocar muita chuva no litoral nordestino neste final de semana. INMET emitiu alertas amarelo e laranja para a região devido às chances de chuvas intensas.
Ao longo deste final de semana, a ZCIT irá aumentar os volumes de chuva sobre o litoral do Nordeste. Isto ocorre porque ela está posicionada mais ao sul e desta forma, a ZCIT transporta grandes volumes de umidade do oceano Atlântico para o litoral e o interior do Nordeste. Na tarde desta terça-feira (04) e quarta-feira (05), algumas capitais já registraram transtornos devido às fortes chuvas.
Ontem, quarta-feira (05), pluviômetros distribuídos na capital pernambucana registraram o volume de chuva superior aos 100 mm, deixando ruas alagadas e causando quedas de árvores.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta laranja de chuvas intensas para sete estados da região: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

A seguir, traremos a previsão do tempo para a Região Nordeste para a sexta-feira (06), sábado (07) e domingo (08).
Sexta-feira
Durante a madrugada e manhã de sexta-feira (07) o tempo fica estável sobre boa parte do Nordeste. Há possibilidades de chuva leve e isoladas sobre áreas da Bahia, revela o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com.

No período da tarde a previsão muda. As instabilidades aumentam sobre as áreas litorâneas e também sobre o interior da região nordestina, podendo provocar chuvas intensas e temporais. As maiores possibilidades ficam por conta do litoral do Maranhão, Piauí e Ceará. A capital São Luís, fica em estado de atenção devido às chances de novos transtornos.
Sábado
O sábado (08) se inicia com nebulosidade sobre boa parte da região e chances de chuvas isoladas que devem ocorrer de maneira rápida e fraca em em cidades como Salvador, São Luís e Aracaju. No litoral cearense as chances de chuva também existem e são um pouco maiores, principalmente, nas proximidades de Fortaleza.

Durante a tarde as chuvas se espalham pelo litoral norte do Nordeste. O potencial de chuvas intensas se estende desde o Rio Grande do Norte ao Maranhão, incluindo as capitais. Outras áreas do estado maranhense, também se encontram sob alerta nos próximos dias.
A chuva de sábado poderá ter intensidades que variam entre moderadas e fortes, bem como na região de Juazeiro do Norte no Ceará.
Domingo
As chuvas vão continuar sobre o Maranhão na madrugada e manhã de domingo (09). A previsão indica potencial para chuvas intensas sobre o estado. Nas demais áreas nordestina, a manhã começa com tempo parcialmente nublado e com o passar das horas o sol aparece. Há pequenas chances de chuvas isoladas no interior da Bahia e nas capitais Natal, João Pessoa e Recife.

No decorrer da tarde, com o aumento da instabilidade, as chuvas vão ficar concentradas, novamente, entre os estados do Ceará e Maranhão. Há potencial para a ocorrência de chuvas intensas sobre a região, principalmente no oeste e região central do estado cearense.
A previsão também indica chuva no interior pernambucano que poderão ser acompanhadas de trovoadas. No restante do Nordeste, chuvas isoladas estão sendo previstas para a Bahia, Alagoas e Sergipe nesta tarde de domingo (09).

Com tanta chuva sendo prevista para o litoral maranhense, os acumulados não poderiam ser diferentes. Os maiores acumulados ficam por conta do estado, onde poderão ultrapassar os 100 mm entre sexta-feira (07) e domingo (09). As capitais Natal e São Luís terão acumulados acima de 60 mm e Fortaleza tem previsão de 58 mm para os próximos três dias.