Chuvas e alertas continuam pelo Brasil: INMET emite avisos para 14 estados nesta quarta, 5; veja a previsão
Nesta quarta-feira, as chuvas continuam a atingir o Brasil e o INMET traz avisos e alertas amarelo para riscos de chuvas intensas, tempestades e transtornos em 14 estados.
- Veja também: Capital paulista e outras 600 cidades de SP estão sob alerta de tempestade; veja a previsão

No decorrer da tarde desta terça-feira (4), há previsão de chuvas fortes espalhadas por várias regiões do Brasil. Será necessário manter a cautela devido à possibilidade de ocorrência de tempestades. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas para alguns estados.

A semana começou com tempo instável em diversas partes do país, com registros de chuvas intensas e queda de granizo no Rio Grande do Sul e no Paraná. Nesta quarta-feira (5), o INMET mantém os alerta amarelo de perigo potencial para a ocorrência de chuvas intensas e tempestades em 14 estados, confira:
- Paraná
- São Paulo
- Minas Gerais
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
- Bahia
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Goiás
- Tocantins
- Pará
- Rondônia
- Amazonas
- Roraima
Além dos alertas, é importante seguir as recomendações de segurança do INMET caso você seja pego de surpresa por uma tempestade evite se abrigar debaixo de árvores e postes de energia, não transite por ruas alagadas; Se estiver em casa, desconecte aparelhos elétricos das tomadas, evite áreas de risco, especialmente próximas a encostas.
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (5) com mais informações e detalhes para a sua região.
Transtornos podem ser registrados nesta quarta-feira
Logo nas primeiras horas desta quarta-feira (5), há previsão de chuvas fortes sobre áreas do Mato Grosso do Sul, com potencial para transtornos na região. A precipitação virá acompanhada de trovoadas e descargas elétricas. Em outras partes do país, a quarta-feira (5) amanhece com muita nebulosidade e possibilidade de chuva fraca e garoa em áreas pontuais.

Até o final da manhã, inúmeras áreas de instabilidade se formam sobre o país, trazendo preocupação aos moradores. Chuvas intensas estão previstas para o noroeste do Paraná, interior de São Paulo, centro e oeste do Mato Grosso do Sul, além de áreas isoladas do Mato Grosso e do Tocantins.
Com a chegada da tarde, diversos municípios do país devem registrar chuvas intensas e até tempestades. Na Região Sul, o destaque fica para o Paraná, especialmente nas regiões central e norte, onde há previsão de fortes pancadas.
Já no leste de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, as chuvas ocorrem de forma fraca a moderada. No início da noite, a intensidade diminui, deixando o tempo mais estável.

No Sudeste, as chuvas fortes previstas para o período da manhã em São Paulo avançam em direção a Minas Gerais. O modelo de previsão do tempo indica intensificação das chuvas e aumento no risco de tempestades, o que pode causar transtornos como alagamentos, queda de energia e queda de árvores, além da possibilidade de queda de granizo.
As chuvas persistem no início da noite, alcançando Belo Horizonte, o noroeste mineiro e municípios do Rio de Janeiro, porém com menor intensidade. Até a Bahia tem previsão de chuvas nesta quarta-feira (5), no estado, as chuvas ocorrem de forma pontual na porção oeste.

Nas regiões Centro-Oeste e Norte, as chuvas se espalham por vários estados, com tempestades isoladas. A atenção permanece elevada no Mato Grosso do Sul, que tem indicativos de chuvas intensas desde o início da manhã. Em Goiás e Mato Grosso, as precipitações ocorrem de forma dispersa e podem vir acompanhadas de trovoadas.
Em Rondônia, as chuvas fortes tomam conta do estado, com riscos de tempestades capazes de provocar transtornos. Situação semelhante é esperada no Acre e na porção oeste do Amazonas, onde as pancadas também serão intensas.